Mantiqueira de lugar nenhum para outro lugar, desventuras.

 

Mantiqueira de lugar nenhum para outro lugar, desventuras. #TBT

Serra da Mantiqueira, em um sábado de outubro. Mais uma de minhas caminhadas solitárias. Não porque eu goste, mas é que falta companhia. Esta estrada é bem conhecida de quem vai para Minas Gerais e Campos do Jordão, passa por Monteiro Lobato. E descobri na geografia ValeParaibana pela estrada que inicia em São José dos Campos, Passa por Monteiro Lobato que faz divisa com Santo Antonio do Pinhal.

É nosso Vale e Serra estão perto uma cidade da outra. Desci em Monteiro e tomei um lanche em uma tradicional lanchonete, a Urupês. E peguei um táxi em direção aos pés da Mantiqueira, estrada asfaltada diferente das estradas que já percorri de São José e do distrito de São Francisco, que são de terra. Mas esta estrada, que gostaria de fazer há muito tempo nos leva a Minas Gerais, Paraisópolis. Subi calmamente mesmo com os carros, apreciando a belíssima paisagem da Serra da Mantiqueira. Não localizei nenhuma cachoeira. Mas como diria um filosofo “a jornada é solitária”. Sinto-me feliz por estes caminhos, respirar o ar puro da Mantiqueira, cantar de pássaros. A deslumbrante Pedra do Baú avistada dali. Que vontade de ter um canto nesta imensa Mantiqueira, que ainda só conheço uma parte. Mas que gera amor pela nossa região. Depois tinha uma lanchonete a beira da estrada, caldo de cana, pastel. E aguardar o ônibus em um ponto. Um pouco sujo.

E veio um da Sartori, empresa de ônibus em direção a Pindamonhangaba e uma vontade, passando Santo Antonio do Pinhal de descer do ônibus e seguir do outro lado da Mantiqueira a pé. Mas tinha chuvas e quedas de barreiras. E uma aventura para outros dias. Em Pinda, uma zona rural bela, com um rio que tem o balneário Reino das Águas Claras, Nova Gokula. Enfim esta magia da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e nosso Litoral Norte que chamo de meu quintal. Nosso lugar sagrado, que precisa ser reflorestado, preservado. Nossa Mata Atlântica, onde mora um gigante adormecido. Devemos conhecer esta nossa região e eu, passo a passo como o jabuti, sem carros, moto, bicicleta, lentamente sorvendo as energias da terra, ar e vida, canto de pássaros. Quem quiser se aventurar é ter vontade, disposição e inventar seu próprio roteiro. Afinal a vida é curta!
Percorrendo os caminhos que nos levam as Minas Gerais !

Joka Faria

João Carlos Faria

Outubro de 2018 , Primavera.

Mantiqueira-Caminhada

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*