Ninguém tem alma

E um desconsolo apodera-se da gente, por esse sonho sem fim, por esse sono longo à espera de um despertar que não desponta.

Somos tão úteis, inúteis, belos e feios, com alma e sem alma, esperando uma síntese que se estende num horizonte sem fim; com um arco-íris invisível, onde se esconde o pote de ouro, que nunca se encontra. O palpável é essa vã dualidade, essa van filosofia, na qual embarcamos em busca de aventuras.

E durante essa viagem tediosa e repetida é fácil cair num choro sem motivo profundo, mas plausível e dolorido como qualquer espinho que crava na carne. Uma vida pulsante, mas sem nenhum sentido, por total falta de verdade absoluta.  Essa, Raul também bebeu no Gita e teve a leve impressão de ter descoberto, mas ainda não era. Tudo é uma ilusão dos nossos débeis sentidos. A Consciência está adormecida dentro da gente, na expectativa de despertar a qualquer momento. Só não se sabe qual será o momento e se isso realmente vai rolar, para o deleite dos nossos anseios.

E o tempo corre e estamos apenas esperando ele passar, por pura falta de escolha. Mas nos iludimos que somos alguma coisa, afinal ver a realidade nua e crua seria insuportável demais. Então escolhemos ver as belezas desse mundo, o que nos mantem em certo equilíbrio fugaz. Os delicados, os sensíveis e os loucos, esses, não conseguem viver no auto-engano e mesmo enfrentando a pior das dores, querem ver o que realmente estão fazendo nesse mundo de b.

Elizabeth de Souza

E todo esse devaneio, todo esse delírio apenas para falar de uma das séries mais intrigantes que já assisti, Westworld. Uma primeira temporada impecável feita pela HBO, com 10 episódios emocionantes, terminou no ano passado. E hoje, 22 de abril de 2018, inicia a segunda temporada dessa narrativa imperdível.

Essa série é baseada num filme antigo, “Westworld – Onde ninguém tem alma”,  estrelado por um ícone do cinema e um dos meus ídolos, Yul Brynner. O filme foi lançado nos EUA em 1973, uma produção original roteirizada e dirigida por Michael Crichton.

No filme, Westworld é um parque de diversões chamado Delos, com alta tecnologia que proporciona aos visitantes vivenciar experiências no velho oeste, na época medieval e no império romano. É uma atração cara, onde os visitantes se divertem e experimentam uma nova vida, num parque povoado por robôs que ali estão para satisfazer as suas fantasias mais bizarras.

A série atual baseou-se nesse filme antigo, mas ultrapassou muitas as nossas expectativas e promete que o que vem por aí, na segunda temporada, é ainda mais surpreendente. Bom, não vou dar spoiller para aqueles que não assistiram a primeira temporada, mas quem já assistiu, sabe do que estou falando. Apenas comento algumas coisas que mexeram comigo – Uma delas é um diálogo com o qual me identifiquei e transcrevo abaixo:

“Ai, eu não to chorando por mim, to chorando por você.  Dizem que, grandes feras já andaram por esse mundo, grandes como montanhas, mas tudo que sobrou delas foram ossos em âmbar. O tempo desfaz até as mais poderosas criaturas. Olha o que ele fez com você. Um dia, você vai perecer, você vai se deitar com o resto de sua espécie no solo, com seus sonhos esquecidos, seus medos apagados, seus ossos vão virar areia. E sobre essa areia, um novo deus andará, um deus imortal; porque esse mundo não pertence a você ou as pessoas que vieram antes. Esse mundo pertence a alguém que está por vir…

__ …me leve até ele, destranque o labirinto!

__ O labirinto não foi feito pra você!”

Voz Dolores

Só assistindo para saber quem somos de verdade…Recomendo essa série!

Elizabeth de Souza

 

Trailler da primeira temporada:

 

 

 

Photo by Bad Robot/Kobal/REX/Shutterstock (7749141ba)
Sir Anthony Hopkins
‘Westworld’ TV Series Season 1 – 2016

 

Westworld

Criado por Jonathan Nolan, Lisa Joy (2016)
Com Evan Rachel Wood, Thandie Newton, Anthony Hopkins, Ed Harris, Jeffrey Wright, James Marsden, Jimmi Simpson, Shannon Woodwaard, Ben Barnes, Luke Hemsworth, Rodrigo Santoro…etc
País EUA
Gênero Faroeste, Ficção científica, Suspense

 

22-04-2018

Sobre Elizabeth Souza 419 Artigos
Elizabeth de Souza é coordenadora e editora do Portal Entrementes....

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*