O cala boca já morreu!

O cala boca já morreu!

É muito bom ver a força de mulheres guerreiras que correm atrás dos seus direitos, que buscam justiça dentro dos seus trabalhos e atividades e isso consequentemente se estende para a comunidade.

Neste domingo (26/03), muitas dessas guerreiras estiveram na Feira do Novo Horizonte, zona leste de SJC, na luta, protestando contra essa injustiça que os servidores municipais estão sofrendo. Neste dia estavam professoras da ativa e aposentadas de escolas da região leste, unidas e colhendo assinaturas para serem enviadas aos vereadores que vão votar a reforma da previdência, proposta por este prefeito desumano que vem tirando os direitos dos servidores.
Quando falamos servidores, são todos aqueles que trabalham na PMSJC, nas áreas de Educação, Saúde e outros setores. Neste domingo, estavam os professores e outros servidores da região leste.

A educação em São José dos Campos está caminhando para a destruição total dos valores que foram adquiridos ao longo dos anos, considerada uma educação privilegiada, com profissionais altamente qualificados. Os profissionais da educação nesta cidade estudam e se aperfeiçoam fazendo um trabalho de muita qualidade, onde a comunidade luta para ter seus filhos em escolas municipais. Toda essa história está se deteriorando por conta das más administrações da cidade que visam apenas os seus interesses eleitoreiros e pouco se importam com saúde e educação. Professores que estudam buscando sua pós e mestrado para melhor fazer o seu trabalho sendo desvalorizados dia a dia e a comunidade ainda não tomou conhecimento da real situação dentro das escolas. É preciso um lugar para os filhos, mas esse lugar deve realmente oferecer o que promete e muito mais. A comunidade precisa estar mais ciente do que acontece dentro de uma escola, a situação dos professores e de todos os envolvidos nesse processo, assim como devem estar cientes do que acontece dentro de uma UBS e outros locais onde os servidores atuam. Muita gente da cidade nem sabe que as creches da prefeitura, consideradas um primor, verdadeiros modelos de trabalho bem feito, foram terceirizadas…uma grande perda para a comunidade joseense. Tudo isso para economizar? Economizar contratando professores e outros profissionais pela metade do salário, sem direitos? Economizar não fazendo concursos públicos? Toda essa economia é para sobrar dinheiro para que/para quem? Para onde vai todo esse dinheiro que “economizam” desqualificando o trabalho na educação e na saúde? A comunidade deve se inteirar do que acontece no dia a dia dos locais onde estão seus filhos e dos locais que a família utiliza nos seus bairros. Já está na hora de todos participarem, interagindo e buscando o que é melhor para a comunidade.

Os servidores municipais da educação, da saúde e de outros setores estão simplesmente revoltados com tamanho descaso dessa administração, tirando direitos de forma violenta. Todos já perderam 14% dos seus salários e agora, além de não repassar o reajuste integral do gatilho que é um direito dos servidores, querem fazer uma reforma da previdência injusta. O prefeito e a maioria dos vereadores lutam contra os servidores municipais. Na verdade, lutam contra toda a comunidade quando tiram os direitos daqueles que os elegeram.

Apenas registro este momento de luta numa feira na zona leste de SJC, mas que vai se estender por toda a cidade, até que repassem o gatilho e parem com essa reforma injusta, imposta de forma cruel e desumana, típica do prefeito desta cidade.
Os políticos por aqui estavam acostumados a lidar com professores medrosos, resquício da ditadura militar,  intimidados com a cartilha dos sobrais e outros que determinavam o cala boca na cidade. O cala boca já morreu e hoje estamos vendo uma nova geração de professores com coragem de lutar pelos seus direitos e com louvor, enfrentar essa corja de destruidores de almas.

 

Elizabeth de Souza
Servidora Municipal
Professora aposentada

#ReformaNão
#GatilhoIntegralJá

 

 

Sobre Elizabeth Souza 397 Artigos
Elizabeth de Souza é coordenadora e editora do Portal Entrementes....

2 Comentários

  1. Belíssima reflexão, professora.
    “Cala a boca já morreu”
    É fundamental que várias vozes escrevam, façam vídeos para as ideias circularem. Afinal educação, cultura, artes
    transformam indivíduos e assim a sociedade.
    Professor, servidor público é profissão, mas necessita-se utopia.
    Necessita de luta, com estratégias deste novo século.
    Finalmente vejo uma luta fora do senso comum. Vamos à guerra.
    É hora de vencer estes boçais liberais e varrê-los da administração pública.

    • Obrigada Joka!
      O pessoal está se mobilizando, lutando pelos direitos que estão sendo tirados por esses governantes que não estão nem aí com o povo.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*