O estranho cheiro de maresias

O estranho cheiro de maresias #TBT

O Oceano Atlântico agora guardado em minha memória, dias e dias vendo o mar. Deixei tristemente a casa e retornei a este Vale adormecido em silêncio. Só restam as fotos de um verão. Talvez ainda eu retorne…Ao Oceano.
Caraguá, Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela. Aquele trânsito quase infernal. Iniciei sete praias em Ubatuba. Aquele calor apaixonante no ônibus para São Sebastião, enquanto um imenso mar. E nenhum transporte público pelo mar, além das balsas de Ilhabela. Até os anos 50 eram só barcos naquele litoral, que começou a ser “colonizado” em 1502, segundo uma placa que li em Ilhabela.
O estranho cheiro de maresias vem aos meus sentidos, enquanto escrevo. Ilhabela em seu centro é puro encanto. Piers, comércios, prédios históricos, num dia quase quente. Sai de Massaguaçu às 10 h, cheguei à Ilha às 13h30. Era só atravessar de veleiro de Massaguaçu. Praias de Ilhabela com água para se beber e tomar banho. Algo que não vemos em Caraguá e Ubatuba.

Eu fui procurar passeios para a Bahia de Castelhanos e um sonhado passeio de escuna em torno da Ilha, que ainda não existe. Nosso imenso litoral Norte é uma beleza a ser visitado pelo mundo. Falta uma estrutura via mar, para fugirmos de um transito insuportável. O ano apenas se inicia, naveguemos, pois navegar é preciso.

Joka Faria
João Carlos Faria

Verão de 2020
Vale da Mantiqueira

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*