O que o caso da ‘diva do avião’ nos ensina sobre respiração consciente

O que o caso da ‘diva do avião’ nos ensina sobre respiração consciente

Terapeuta integrativa, Regina Pocay destaca o poder da respiração como ferramenta para lidar com situações de estresse

Em um dos episódios mais comentados das últimas semanas, a situação envolvendo a chamada “diva do avião” trouxe à tona um tema que vai além da polêmica: a importância do autocontrole em situações de estresse. O que poderia ter escalado para uma discussão ainda mais acalorada foi amenizado porque uma das partes envolvidas decidiu simplesmente respirar, permanecer em silêncio e não reagir impulsivamente.

Segundo a terapeuta integrativa Regina Pocay, especialista em respiração consciente, essa atitude é um exemplo claro de como a respiração pode ser uma ferramenta poderosa em momentos de tensão. “A respiração consciente é uma base que nos ajuda a sair do modo reativo e acessar um estado de maior clareza mental e controle emocional. Em situações como essa, respirar não é apenas um gesto; é uma prática que nos permite pausar e evitar que o estresse nos domine”, explica Regina.

Regina destaca que, em momentos de estresse, o corpo entra em estado de alerta, acionando o sistema nervoso simpático, responsável pela resposta de “luta ou fuga”. Segundo ela, ao focar na respiração consciente, ativamos o sistema nervoso parassimpático, que ajuda a desacelerar os batimentos cardíacos, reduzir a pressão arterial e criar uma sensação de calma.

Respiração consciente no dia a dia

Regina tem dedicado sua carreira a ensinar a respiração consciente como uma ferramenta para lidar com desafios diários. Através de palestras empresariais, mentorias, jornadas de respiração e atendimentos individuais, ela ajuda pessoas de diferentes perfis a acessar essa prática simples, mas transformadora. Além disso, Regina é autora de materiais educativos que reforçam a importância de integrar a respiração consciente à rotina.

“Momentos de estresse, como o que vimos na situação do avião, são inevitáveis, mas podemos escolher como reagir. A respiração consciente nos dá o espaço necessário para lidar com o momento de forma mais equilibrada”, reforça Regina.

Como respirar conscientemente?

Regina compartilha uma dica rápida para quem deseja começar a prática: “Quando estiver diante de uma situação estressante, feche os olhos por um momento, inspire profundamente pelo nariz contando até 4, segure a respiração por 4 segundos e expire lentamente pela boca contando até 4. Repita isso e sinta a diferença.”

Regina Pocay é educadora, terapeuta integrativa, pós graduanda em Neurociências e Comportamento, e especialista em Respiração Consciente. É idealizadora do método Realize – processo de desenvolvimento pessoal e equilíbrio emocional – e há mais de 20 anos trabalha com pessoas, através de atendimentos individuais e em grupo.

Cristiani Beatriz Custodio
CEO – Escrita Certa Comunicação
cristiani_custodio@yahoo.com.br
(19) 98118-4187

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*