Redes Sociais

Ator Josh McDermitt (Eugene) de The Walking Dead 

Já está ficando chato esse lance de “redes sociais”. Está saturando e ficando sem graça. Afinal, você está nela para divulgar o seu trabalho? Para vender algum produto? Para espiar alguém ou alguma coisa? Para encontrar um companheiro(a)? Para sentir-se menos solitário?  Enfim, cada um sabe da sua dor e do prazer de ser o que é e do que faz. Não estou aqui para julgar.

Apenas apontando alguns fatos e eventos que constato diariamente nas redes sociais, e também desabafar um pouco sobre isso.
Como todos sabem, escrevo, coordeno e edito o Portal Entrementes, e divulgo nas redes sociais. Entre elas, o facebook onde divulgo nos grupos, páginas e perfis, lugares que se tem retorno quando alguém clica no seu link e entra na matéria para ler. Hoje em dia, raras as pessoas entram em blogs e sites, pois a maioria está concentrada no facebook. Então vamos lá colocar no facebook as matérias para alcançar os leitores. E na busca dos leitores que curtem a sua postagem, mas que principalmente venham a ler os artigos, críticas, poemas, contos, crônicas, etc
Se a sua matéria não tem um título chamativo, tipo alguma tragédia acontecida ou eminente; que não comenta alguma coisa chocante, provavelmente ninguém entra pra ler. No facebook, o pessoal procura coisas chocantes, fofocas e coisas triviais. Então, o máximo que algum “amigo” faz é curtir, mas ler, isso já é outros quinhentos. Amigos solidários, se curtir, eu também curto…se me seguir, eu também sigo e assim caminha a humanidadezinha das redes sociais.
Hoje, poucas pessoas leem na web, apenas buscam coisas curtas e rápidas. Os internautas são campeões em leitura dinâmica de textos. O escritor, o poeta que está colocando sua obra para ser apreciada, tem que fazer textos curtos pra alcançar algum leitor – a não ser gente famosa que tem um público cativo. As imagens são mais importantes que os conteúdos escritos, afinal tem a velha sentença: uma imagem vale mais que mil palavras. Partindo desse pressuposto, podemos dizer que o que vale são imagens na web, somente isso chama a atenção dos internautas.

O twitter é bacana, na medida que por sua natureza precisa, 140 caracteres são suficientes para dizer tudo, podendo incluir imagens e vídeos. E no meio desses 140 pode-se acrescentar um link direcionando para alguma matéria, site, blog, etc. Ao contrário do facebook, não há espaço para muitas fofocas e troca de ódios explícitos.

O instagram atinge a todos com uma velocidade estonteante. Com o smartphone você registra imagens e vídeos e posta na hora, para os seus seguidores.

Ouvi alguém contar que, ao comentar com o colega de trabalho: – “Como você consegue trabalhar e ficar no wattsApp o tempo todo?” recebeu a seguinte resposta: – “Eu tenho vida social, posso?”.
O ser humano é tão sociável, que socializa-se até com os aparelhos. É como se a vida dele estivesse restrita àquele pequeno objeto chamado smartphone. Enfim, as redes sociais são pontes que servem para “unir” as pessoas. Unir? está mais para se acorrentar do que para socializar-se como seres saudáveis.

Estou vendo alguns amigos meus abandonando algumas redes sociais, por conta do nível de sentimentos que paira no ar desses redutos – muito ódio, briga, discussão, xingamentos, etc.
Nas redes sociais as pessoas são perfeitas, sem nenhum defeito, sem maldade e politicamente corretas. E quando aparece alguém ou alguma coisa que não condiz com essas qualidades, são devorados, surrados, escarneados, sem dó nem piedade. Essa turba certinha das redes sociais, são tão certinhas que seriam capazes de matar quem não segue a cartilha. Matar em nome da honra de ser correto dentro desse conceito criado na mente doentia de alguns.

Para não ficar longe dos fatos, basta um exemplo recente do ator Josh McDermitt de The Walking Dead que desativou suas redes sociais após receber ataques de fãs. Na verdade ele foi ameaçado, isso porque na série ele meio que traiu o grupo do Rick, passando para o lado do Negan. O pessoal está confundindo ficção com realidade, um emaranhado que não tem como desembrulhar. Quase todos os atores do TWD são ativos nas redes sociais por conta do seu trabalho e divulgação, menos o Andrew Lincoln (Rick) que nunca vejo nada dele em rede social, por que será?

Bom, nesse momento estou pensando seriamente em abandonar as redes sociais, apesar de usá-las para divulgar o site. Mas que é algo deprimente, isso é. Muitas vezes penso em escrever no site, editar, mas apenas isso e não me preocupar com audiência. Deixar que os leitores que queiram, entrem para ler, sem a necessidade de ficar divulgando nas redes sociais. E aguardar pra ver o que acontece. Está ficando complicado para quem escreve em sites e blogs.

Alguma sugestão, por favor?

Elizabeth de Souza

Sobre Elizabeth Souza 396 Artigos
Elizabeth de Souza é coordenadora e editora do Portal Entrementes....

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*