SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PREMIA BISKUI COMO MESTRE DA CULTURA POPULAR
José Donizetti Costa, o Mestre Biskui, tem 59 anos, nasceu em São José dos Campos, em 17 de maio de 1963, no hospital Pio XII. Filho de, Sebastião Lino da Costa e Amélia Borges da Costa, mineiros, vieram para a cidade em busca de oportunidades, viveram sempre em área rural executando as atividades que a vida no campo exige e lidando com comercio.
Biskui, dedica-se à bioconstrução há mais de trinta anos, mas não somente; é técnico em química, aprendeu a artesania de joias, participou ativamente nas transformações e lutas das comunidades do Turvo, Mirante do Buquirinha e Bairro dos Freitas, onde vive e continua construindo muitas moradas e histórias.
Mestre Biskui ministrou dezenas de projetos Brasil a fora, passando adiante este conhecimento e, por conseguinte, militando a favor da natureza. Construiu o espaço cultural Gavião Maneiro, em parceria com Deo Lopes, no Bairro dos Freitas, que abrigou inúmeras iniciativas: vivências, apresentações, oficinas em diversas linguagens: artesanato, capoeira, yoga; palestras, reuniões sobre o terceiro setor, sustentabilidade e vários outros temas.
Seu histórico e sua notoriedade lhe rederam o presente prêmio através do edital Prêmio de Mestras e Mestras da Cultura Popular, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Afinal de contas, técnicas como o pau-a-pique, a taipa-de-pilão, dentre tantas da bioconstrução, são culturas tradicionais que, em prol da vida, precisam ser cada fez mais difundidas e valorizadas.
Parabéns por mais este construto, Mestre Biskui!
Jornalista: 0083121/SP
Faça um comentário