Vanguardas e soluções econômicas e sociais

Henri Matisse - A Dança

Vanguardas e soluções econômicas e sociais

Por Joka Faria em dias de reflexão

Belíssima aula sobre Vanguardas do professor Noslen e o professor Gabriel Félix no canal do youtube, dica de minha graduação de artes.
E aqui um comentário de Beatriz Gonçalves e eu sempre me faço a pergunta – O que seria as vanguardas no dia de hoje? E como estaríamos adiante em política, arte. Temos tantos mecanismos de transformações tecnológicas. Redes sociais, whatsapp, telegram e não conseguimos pensar em soluções econômicas e sociais. Estamos em uma sociedade globalizada. Os preços dos alimentos estão nas alturas. E vejo pastos e mais pastos nos morros do Vale do Paraíba. O que um reflorestamento destes morros trazendo a Mata Atlântica de volta renderia a sociedade? Empregos de qualidade, alimentos em melhores condições. A qualidade de vida da população está caindo. Hoje se pensa em trabalhar em casa ou locais próximos. A ideia de cooperação econômica precisa ser revista. E pensar nas ousadias do que foram as vanguardas nos ajudam a pensar à frente. É hora de reunir as pessoas em assembleias virtuais e posteriormente reais para buscar soluções econômicas, com equilíbrio ambiental e social. Mudanças de hábitos vem acontecendo como o gosto pelo ciclismo, alimentação saudável. É preciso fortalecer as micros e pequenas empresas. Criar bancos que distribuam créditos. Dar uma solução para os moradores de ruas nas grandes cidades, gerar uma vida digna para eles. E nas periferias, criar possibilidades diante do capitalismo, liberalismo. Enfim, usar os instrumentos como as redes sociais, para buscar novas soluções políticas e econômicas. Não deixar prevalecer o ódio de uma minoria – só o amor gera soluções para o bem estar humano.

João Carlos Faria
Maio de 2022, Outono
Coletivo Ação Libertária

 

Henri Matisse – A Dança

 

Beatriz Gonçalves

Vanguardas Europeias

1- As vanguardas são o início do modernismo, o estopim da Arte Moderna.
2- A palavra “Vanguarda” vem do francês avant (avante) e guarde (tropa): aquilo que segue adiante, tem um futuro como direção, está à frente do seu tempo.
3- Não existe vanguarda que respeite a tradição: a ideia é romper com os padrões clássicos.

*Arte clássica
-Convenções, princípios, regras.
-Proporcionalidade, equilíbrio.
-O grande artista é o que melhor se aproxima do real.
-Arte de imitação da natureza

Michelangelo Buonarotti – Pietá

*Vanguardas
→ As vanguardas surgem com o propósito de romper com a perfeição, de se afastar do real.
→ A referência não é imitar o real, mas, sim, interpretar a realidade a partir da percepção individual.
→ Busca de novas formas de expressão, novas maneiras de apresentar a arte.
→ A ideia é chocar, provocar uma nova forma de enxergar as coisas.
→ As cinco principais vanguardas europeias são o “carros-chefe” do Modernismo: movimentos de ruptura contra a tradição, de busca de novas formas de expressão, têm espírito provocador e polêmico.

https://www.youtube.com/watch?v=3xUjHZO0yXw

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*