Para relembrar, mais uma crítica feita quando o filme foi lançado!
GRAN TORINO (Gran Torino)
De Clint Eastwood, 117 min.
Gran Torino
Drama
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Nick Schenk e Dave Johannson
Elenco: Clint Eastwood, Christopher Carley, Bee Vang, Ahney Her, Brian Haley, Geraldine Hughes, Chee Thao
Eu poderia falar dos Blockbusters em cartaz atualmente, mas prefiro recomendar a vocês mais uma pérola surgida do vasto talento do incansável Clint Eastwood: Gran Torino.
Desta vez, além de dirigir, Clint também é o protagonista, encarnando o personagem de Walt Kowalski, um amargo veterano de guerra que parece não suportar a companhia de ninguém, seja de sua família, seja de seus vizinhos asiáticos. E a situação piora ainda mais quando o jovem Thao tenta roubar seu impecável Ford Gran Torino 1972. Mas em pouco tempo sua atitude irá mudar radicalmente, e Kowalski irá se engajar na luta da família de Thao para se ver livre do assédio da gangue local
sobre o jovem. Mas isto é apenas o pano de fundo para uma história muito mais densa, onde o veterano astro nos brinda com uma atuação magnânima, injustamente ignorada nas indicações da Academia. O que a princípio poderia ser um roteiro baseado em velhos clichês, torna-se na verdade um sublime conto da superação das diferenças raciais em prol da verdadeira razão de ser, a convivência harmônica da sociedade.
Imperdível, ainda mais que esta pode ter sido a última atuação de Eastwood, que alegou ter a intenção de apenas dirigir, de agora em diante.
DALTO FIDENCIO
“Sou poeta das trevas e da melancolia
Mas não choro lágrimas, choro poesia”
17/05/2009
Excelente filme. A idade não está fazendo diferença para Clint Quando pensamos que chegou ao fim, ele se reinventa.
Assino embaixo, Gilberto!