TOP 5 | Cinema Geek (Orgulho Nerd 2024)

Arte Original da HQ Chasing Amy, por Mike and Laura Allred. Fonte: https://www.viewaskew.com/chasingamy/comica.html

 

Pra deixar o Dia do Orgulho Nerd (também conhecido como Dia da Toalha) com gostinho de viagens no tempo, invasões alienígenas, passeios por convenções geek, experimentos no estilo Frankenstein e crises climáticas resultando em apocalipse, compartilho meu TOP 5 de Filmes que se enquadram no gênero Geek, com uma pitadinha de existencialismo, crítica social e a complexidade das relações e experiências humanas.

 

Trailer

1. Pobres Criaturas (Poor Things, dir. Yorgos Lanthimos – 2024)

O mais recente longa dirigido pelo grego Yorgos Lanthimos tomou o mundo feito um furacão no início do ano e não por acaso; com uma filmografia quase impecável – recebendo 4 Oscars pelo incrível A Favorita, em 2019 – e conhecido por explorar tramas e estéticas um tanto perturbadoras, Lanthimos trouxe Pobres Criaturas à vida num desses eventos raros, onde a história não nos conquista com futilidades e/ou plot twists inúteis, pois a construção de cada personagem, cena, diálogo e ambiente está em seu devido lugar, com intuitos repletos de camadas abertas à múltiplas interpretações, porém sem perder a mão no tom de crítica social e bom humor. Emma Stone recebeu o Oscar de Melhor Atriz por sua brilhante atuação no papel de Bella Baxter. Foi adaptado do livro Poor Things, escrito em 1992 pelo autor escocês Alasdair Gray.

 

Trailer

  2. A Chegada (Arrival, dir. Denis Villeneuve – 2016)

Baseando-se no conto A História de Sua Vida, por Ted Chiang, o talentoso diretor canadense Denis Villeneuve nos oferece a oportunidade de testemunhar um acontecimento extraordinário se desdobrando em tempo real: como a população da Terra está lidando com a chegada de Objetos Não Identificados em cinco pontos do globo. Assim, conhecemos Louise Banks (Amy Adams), linguista renomada, recrutada pelo governo para estabelecer algum tipo de comunicação com os visitantes espaciais e descobrir o que bulhufas eles estão querendo aprontar por aqui. A mistura de Surreal e Realista – marca registrada de Denis, vide O Homem Duplicado (2013) – é de tirar o fôlego, estimulando reflexões sobre escolhas racionais e decisões morais que, muitas vezes, são confrontadas pela nossa fraqueza piegas puramente humana.

 

Trailer

3. Donnie Darko (Donnie Darko, dir. Richard Kelly – 2001)

Imagina ser um adolescente de apenas dezesseis anos diagnosticado com esquizofrenia, quando você se depara com um coelho gigante que te informa a data exata do fim do mundo: faltam 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos para a catástrofe acontecer. Donald Darko trombou com este dilema pesadíssimo em Outubro de 1988 e teve seu mundo particular virado de ponta cabeça, sem saber o que fazer para lidar com tal presságio, nem se o mesmo era mera alucinação. O roteiro de D.D., escrito por Richard Kelly em 1998, foi meio esnobado no ano de seu lançamento, mas acabou se tornando um longa-metragem cultuado nas duas últimas décadas, por conta de sua originalidade excepcional e bizarrices que ocorrem do começo ao fim.

 

Trailer

 4. Procura-se Amy (Chasing Amy, dir. Kevin Smith – 1997)

Nesta comédia romântica, Holden (Ben Affleck) e Alyssa (Joey L. Adams) se conhecem durante a convenção geek Comic-Con – que na época não era tão famosa nem tão frequentada quanto atualmente – onde ambos são criadores de quadrinhos que acabam se conectando durante uma noite banhada à cerveja, dardos, discussões antropológicas e os desafios de serem quadrinistas. Holden fica imediatamente encantado com Alyssa antes de descobrir um pequeno detalhe sobre a moça: ela é lésbica. Com o desenrolar deste relacionamento caótico, aprendemos lições através de questões da comunidade LGBT+, dinâmicas hilárias e desconcertantes, análises sobre experimentação e liberdade sexual e, por fim, o real significado do amor. Kevin Smith é conhecido por comédias super descontraídas e fora da curva, como Clerks (1994), Dogma (1999) e Tusk (2014), mas na minha opinião, Procura-se Amy é seu filme mais cativante e divertido, sendo que o próprio diretor também é um grande fã de HQs, chegando ao ponto de escrever uma introdução icônica para a edição de Preacher: Até o Fim do Mundo (de Garth Ennis e Steve Dillon), uma das séries de quadrinhos mais aclamadas dos últimos tempos.

 

Trailer

5. O Expresso do Amanhã (Snowpiercer, dir. Bong Joo-Ho – 2013)

Celebrado e fazendo história ao ser indicado a 6 Oscars por sua obra-prima Parasite (2019) – levando as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Roteiro Original e Melhor Diretor pra casa -, o sul-coreano Bong Joo-Ho vem dirigindo incríveis películas que exploram a desigualdade social e a ambiguidade ética da humanidade há algum tempo. O Expresso do Amanhã é inteiramente ambientado dentro de uma locomotiva que carrega o que resta da raça humana, tendo como paisagem somente um planeta em estado pós-apocalíptico, desoladamente coberto por neve. O script foi adaptado da Graphic Novel francesa publicada em 1982 e criada por Jacques Lob e Jean-Marc Rochette.

 

 

Menções SUPER honrosas

De Volta Para o Futuro (1985-1990)

Blade Runner (1982)

Aniara (2018)

O Gigante de Ferro (1999)

Ex Machina (2014)

O Quinto Elemento (1997)

Ventre (2010)

I’m Totally Fine (2022)

Nimona (2023)

Entre Realidades (2020)

Metropolis (1927)

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (2004)

Sobre Quênia Lalita 20 Artigos
Quênia Lalita escreve poesia. É ilustradora, tradutora e faz revisão de textos. E mora em São José dos Campos, SP

2 Comentários

  1. Que maravilha!
    Excelente as dicas para quem não assistiu.
    Ainda não assisti “Pobres Criaturas”, mas está na minha lista.
    Que venham mais sugestões, comentários e dicas sobre filmes.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*