A Palavra Mágica

A Palavra Mágica

Olá pessoal! Neste post irei falar do “Mortal Mais Poderoso do Mundo”: dizendo a palavra mágica “Shazam”, o jovem locutor Billy Batson se torna o CAPITÃO MARVEL, um herói com incríveis poderes e habilidades.

Capitão Marvel sendo apresentado pelo Super-Man

A coleção que vou falar aqui é da Editora Ebal (Editora Brasil-América Limitada), lançado em 1973, com o preço na época de Cr$ 2, 50. Nesta época, os direitos autoriais do Capitão marvel tinham sido comprados pela DC Comics (entendeu a capa acima?). O primeiro número mostra o retorno do Capitão Marvel, depois de sumir por 20 anos. O motivo deste sumiço você descobre ao longo da história. E o legal é ver Billy Batsonon (Capitão Marvel) tentando se acostumar com os tempos modernos, as novas músicas, roupas e gírias.

Billy Batson aprendendo novas gírias, sacou?

Voltado para um público infantil, as aventuras do Capitão Marvel eram bem inocentes: na maioria das histórias, Capitão Marvel enfrenta criminosos comuns, malfeitores bem mais fracos que Marvel. O herói sempre busca soluções simples para resolver o “problema do dia”. Temos que lembrar que era uma outra época, e mais para frente, veremos que as histórias do Super-Homem e do Batman também tinham este “ar mais puro”, atendendo ao público de garotos da época.

Capitão Marvel tendo problemas com um “barbante”.

Os inimigos principais podem ser descritos como curiosos: temos Dr. Silvana (o mais louco cientista do mundo) e seus filhos (o casal de gêmeos Silvana Jr e Georgia, que são idênticos ao pai); O Senhor Cérebro, que tem cérebro de um gênio e o corpo de… uma minhoca (é sério, não riam); IBAC, que tinha as características de quatro figuras históricas  (Ivan – O Terrível, Bóriga, Átila – O Huno e Calígula. A letra inicial de cada um forma o nome IBAC), entre outros vilões dantescos..

Da esquerda pra direita: Sr. Cérebro, A Família Silvana e IBAC.

Se os vilões são estranhos, os aliados do Capitão Marvel também são, digamos, peculiares. Um dos mais notórios é o Seu Malhado, um tigre que anda em duas patas, se veste com um ser humano, é falante (sim, o tigre bem vestido tinha um vocabulário vasto) e trabalha como guia de um museu na cidade. Outro amigo do Capitão Marvel é o garoto Marcelo, que por ser tão bonito e educado, sempre conseguia presentes (mesmo não querendo) das pessoas de bem e até mesmo dos ladrões.

Acima, Marcelo com os presentes que ganhou. Abaixo, Seu Malhado trabalhando no museu.

Além deste dois curiosos personagens, Capitão Marvel contava com a ajuda de Mary Marvel (a moça mais poderosa do mundo) e de Marvel Jr. (o jovem mais poderoso do mundo) alter-egos respectivamente de Mary e Freddy Freeman. Os três formavam a poderosa Família Marvel.

Nesta capa, vemos toda a Família Marvel.

Bem, pessoal, esta não é toda a história do Capitão Marvel, pois escrevi sobre a coleção “Capitão Marvel Exclama: Shazam! A Palavra Mágica”, lançado aqui no Brasil pela editora EBAL. As revistas que eu possuo ainda não fala do poderoso arqui-inimigo do Capitão Marvel, o Adão Negro (logo, falarei sobre este personagem). Minha coleção tem disponíveis os números 1, 2, 3, 4. 5, 6, 7, 9, 10 e 15.

Capas das revistas que possuo na minha coleção!

Convido vocês para conhecer este e muito outros títulos na minha loja “Túnel do Tempo”, perto da Igreja do Rosário, no centro de Taubaté!   

Curiosidades:

– A palavra SHAZAM é o nome do Mago que dá os poderes para o jovem Billy Batson. SHAZAM é uma mistura com as iniciais dos nomes de seis personagens mitológicos: Salomão, que confere sabedoria ao herói; Hércules, que lhe dá a força; Atlas, que lhe dá o vigor; Zeus, que lhe dá o poder; Aquiles; que lhe dá a coragem; e Mercúrio; que lhe dá a super velocidade.

Mago Shazam dando os poderes ao Capitão Marvel!

– A palavra SHAZAM é muito importante para Billy Baston, pois transforme o adolescente em um adulto com poderes incríveis. Porém, a palavra “diacho” tem uma frequência ao longo das histórias até maior que “SHAZAM”.

Diacho, acho que já vi esta palavra!

Fotos: todas as imagens foram tiradas das minhas coleções.

Para conhecer mais sobre o Capitão Marvel, clique aqui!

Jorge Hata
Colecionador e colunista no Blog Hata Quadrinhos

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*