Amparados por “youtuber advogado” alunos revidam normas pedagógicas

 

Amparados por “youtuber advogado” alunos revidam normas pedagógicas em sala de aula.

Segundo os próprios alunos o que vale não é o fundamento pedagógico, mas o amparo do magistrado.

 

Por Rogério Rodrigues

Tem sido frequentes alunos com celulares em sala de aula utilizando-os das mais diversificadas formas, entretanto sem ao menos como um instrumento pedagógico.
Como professor por várias vezes já tentei utilizar o aparelho como ferramenta pedagógica, mas o que tenho presenciado foram alunos burlando o conteúdo e praticando atos que desfavorece o momento.
Enfim, nos últimos dias tenho deparado com argumentos de muitos alunos todos em única conexão de que segundo um advogado youtuber, Dr Fran, eles têm livre arbitre para utilizarem o aparelho e o professor é proibido por lei de interferir nesse assunto.
O lado gravíssimo é que eles sabem até o artigo e parágrafo da lei que os protege, pois segundo o youtuber, Dr Fran, eles têm o direito de não obedecer à regra da sala de aula, mesmo que o município e estado tenham alguma lei que adequadam o objeto ao ensino.
Outro assunto que vem chamando a atenção é o direito de o aluno usar o banheiro na hora que bem quer e entende, pois segundo o youtuber, existe um artigo e lei para isso. Sou professor da rede pública de ensino há onze anos. O motivo de controlar os alunos de irem ao banheiro é justamente para não descontrolar o rendimento escolar assim como coibir assuntos corriqueiros pela escola, assunto do qual chega até ser o uso de drogas. Um fato que tem sido frequente em muitas escolas, ainda mais do ensino médio.
De vinte e três escolas da quais já lecionei, muitos que pedem para irem ao banheiro, geralmente são os mesmos de sempre, preferência em todas as aulas, sem ao menos respeitando os intervalos dos outros ciclos.
Como professor nunca fui contra de o aluno ir ao banheiro, desde que respeitasse: às normas escolares, o período das tias da limpeza limparem o ambiente, assim como não usar o mesmo direito para passear pela escola, muitas vezes tumultuando outras salas ou até matando aula.
Inadmissível um ser graduado conhecendo a realidade de nossas escolas usar o grau de conhecimento para incentivar os alunos a tumultuarem cada vez mais o nosso ensino do qual já não anda muito bem.
Direito e dever andam juntos. Tenho alunos que nunca me pediram para irem ao banheiro, outros, quando solicitam pedem pouco. Nada contra alunos irem ao banheiro ou muito menos utilizarem o celular em sala de aula, o inadmissível é usar de má fé os direitos e ter o incentivo de um graduado em lei para adoecer de vez a nossa educação.
Gostaria de chamar a atenção do Ministério Público, OAB, Conselho tutelar, pais e todos os órgãos competentes ou defensores da educação a esse tipo de comprometimento que o youtuber vem trazendo a nossas crianças.
A Tecnologia sempre é bem vinda, desde que o aluno soma junto do professor o enriquecimento pedagógico, fora disso, o youtuber está equivocado e deveria consultar os professores e escolas da periferia para desenvolver melhor e de uma forma pedagógica o seu canal.
Conhecimento sempre é bem vindo desde que tem princípios de sabedoria a uma determinada sociedade das quais nós professores sabemos que não está fácil de trabalhar em sala de aula.

 

Sobre Rogério Rodrigues 21 Artigos
“Rogério Rodrigues é autor da página: https://www.recantodasletras.com.br/autores/rogeriorodrigues2020, escritor, dramaturgo, Acadêmico das Academias: Academia Valeparaibana de Letras e Arte / Academia Virtual da Língua Portuguesa e Literatura (AVLPL), e professor da rede pública de ensino de São José dos Campos/SP. Para conferir seus textos do antigo site, acesse o link abaixo: http://old.entrementes.com.br/category/colunistas/rogerio-rodrigues/”

2 Comentários

  1. Muito pertinente esse artigo, vou averiguar as fontes e a lei supracitada para me posicionar diante das autoridades competentes! Parabéns professor Rogério Rodrigues, pela clareza das informações prestadas
    Realmente, o nosso trabalho como educadores vem sendo muito turbulento!

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*