As quartas-feiras de cinzas nem sempre são cinzentas

Nesta quarta feira de cinzas, resolvemos fazer um programa de aventura e ir de ônibus até a Fazenda Nova Gokula em Pindamonhangaba. Um lugar muito especial na Serra da Mantiqueira.
Eu e dois amigos, saímos de São José dos Campos no ônibus da Pássaro Marron, às 7h45 até a cidade de Taubaté. Saímos da Rodoviária  de Taubaté e fomos até um ponto de ônibus que fica numa avenida bem próximo dali. Esperamos por bastante tempo, não sei se o motivo era o feriado até meio dia ou se é normal demorar tanto essa circular que vai para a cidade de Pindamonhangaba.

Chegando em Pinda, descemos no ponto final e atravessamos algumas ruas até chegar no ponto onde se pega um outro ônibus circular, agora para Ribeirão Grande, onde fica a Fazenda Nova Gokula.
A circular para Ribeirão Grande também demorou porque são poucos os horários de ida e da volta de lá. Levamos uns quarenta minutos para chegar no ponto final de Ribeirão Grande.

De lá seguimos a pé por 3km e fomos guiados gentilmente até o Portal da Fazenda, por um ser muito especial. Ele corria sempre à frente, mas parava para nos esperar quando ia ficando distante.

O dia estava nublado, mas quente e esperando a chuva da tarde… para entrar na fazenda a gente contribui com 10 reais e lá tem lanchonetes, restaurantes e também algumas lojas para quem quer comprar lembrancinhas. Para quem quer ficar, tem as pousadas. Nós fomos apenas para passar o dia e não havia muita gente. Fomos direto para a lanchonete, porque chegamos por volta de meio dia e a fome bateu. O lanche vegetariano é maravilhoso e comemos a samosa, pizza enrolada com tomate seco, coxinha recheada de jaca e um suco de cidreira com limão. Comprei camisetas e não encontrei um óleo encomendado pela minha irmã, de nome Rhododendron. Depois de comer fomos passear até o Rio que estava bem cheio por conta das chuvas por essa região, que são frequentes. Por volta das 15h, resolvemos voltar para a lanchonete onde se pode usar o wi-fi, porque não tem sinal no celular e  iríamos chamar um uber. Como já havíamos reservado a volta para SJC precisava estar na Rodoviária Nova de Pinda antes das 17h30, horário do último ônibus de Pinda para SJC direto.
Voltando para a lanchonete, demos de encontro com dois amigos nossos que estavam voltando de Campos do Jordão e resolveram passar na Fazenda, sabendo que ia nos encontrar. Eles nos deram uma carona até a rodoviária, debaixo de um temporal. Saímos no ônibus das 17h30 de Pinda e chegamos às 19h em SJC.
Um passeio revigorante que deu muito prazer, vamos fazer outros passeios de ônibus pelo Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Elizabeth de Souza
140224

Confira alguns vídeos de passeios anteriores até a Nova Gokula:

Para quem quer conhecer a Fazenda Nova Gokula é só acessar o site deles:

Sobre Elizabeth Souza 397 Artigos
Elizabeth de Souza é coordenadora e editora do Portal Entrementes....