CCXP 2015 – Foi épico! #TBT

#TBT CCXP 2015 – Foi épico!

 

E foi épico!
A Comic Con Experience, que teve sua primeira edição no ano passado, voltou este ano maior e melhor!
Novamente o palco para a maior convenção geek/nerd do continente foi a capital paulista, ocorrendo na São Paulo Expo, antigo Centro de Exposições Imigrantes, mesmo local do ano anterior.
Devidamente credenciado como Imprensa, o Entrementes ampliou sua participação neste ano!
O mesmo esquema para se levar as pessoas do ano passado foi repetido… quem não queria ir de carro bastava ir até o metrô Jabaquara, que ainda dentro da estação já iria encontrar pessoas uniformizadas com a camisa da CCXP, indicando a saída correta. Lá fora, mais membros do staff da CCXP indicavam onde ficavam os vários ônibus que levavam de forma gratuita as pessoas até a São Paulo Expo.

 

 

O local encontra-se em obras do lado de fora, e isso fez com que as pessoas tivessem que percorrer um longo caminho até a verdadeira entrada do evento… maratonista que sou, não me importei nem um pouco, mas esse detalhe com certeza não agradou muita gente.
Na quinta-feira, primeiro dia, a Imprensa entrou antes do público, para poder acompanhar a Coletiva de Imprensa, onde Érico Borgo, Marcelo Forlani, Otávio Juliato, Pierre Mantovani e Renato Fabri (todos do Omelete), além de Ivan Costa (Chiaroscuro Studios) e Renan Pizii (PiziiToys, Iron Studios), falaram o que o público poderia esperar da convenção, e de suas expectativas para o evento. Também foram respondidas perguntas dos jornalistas.

 

 

Depois disso, era hora do começar pra valer a Comic Con Experience! O público começava a chegar em peso, atrás das mais diversas atrações que estariam presentes no dia. Neste relato eu não darei tantos detalhes assim sobre as atrações, deixando minha matéria “versão estendida do diretor” para a próxima revista Entrementes, Edição de Verão. Não percam!
Os convidados especiais podiam ser vistos em três auditórios diferentes, o maior e mais nobre de todos era o Auditório Cinemark (chamado de Auditório Thunder no ano passado), desta vez totalmente repaginado, estando maior, melhor e mais bonito. Uma bela evolução em relação ao ano anterior!. Além do Cinemark, tínhamos também os Auditórios Ultra e Prime (os nomes me fizeram lembrar dos famosos tokusatsus da Família Ultra).

 

Algumas das atrações que passaram pelos auditórios nesse primeiro dia: Scott McCloud (uma das maiores autoridades em Quadrinhos no planeta), Ivo Holanda (ele mesmo, o hilário mestre das pegadinhas do Programa Silvio Santos!), Mark Waid (o cultuado escritor de O Reino do Amanhã, Flash, Demolidor, Quarteto Fantástico e Vingadores, só pra citar alguns de seus premiados trabalhos!), Chris Taylor (autor de Como Star Wars Conquistou o Universo), Sheldon Stopsack (criador de efeitos especiais de filmes como Guardiões da Galáxia e Terminator: Genesis), Steve Cardenas (da série Power Rangers), Evangeline Lilly… mas não como a atriz de LOST, O Hobbit ou Homem-formiga… ela esteve na CCXP para mostrar seu outro lado artístico, o de escritora, lançando seu livro infantil “Os Molangolengos”. Aliás, a fila pra conseguir um autógrafo em seu livro e tirar uma foto com ela “dobrava o quarteirão”… sucesso total de vendas! Só não sei se foi interesse no livro mesmo ou em estar junto a ela…

 

 

Os estandes estavam fantásticos! Até um Hulkbuster em escala 1:1 estava lá! E frente a frente com o Gigante Esmeralda, aliás. Mas se a Marvel deu show nisso, a DC contra-atacou com o figurino do filme Batman Vs Superman: a Origem da Justiça! Batman, Superman, Mulher-Maravilha… e até a armadura que Batman usa no filme, para sair no braço com o kryptoniano! Além do bat-sinal…

 

 

Star Wars, como não podia deixar de ser, estava muito bem representada… diversos manequins vestidos como Darth Vader, Kylo Ren, Chewbacca, Stormtroopers, etc… além de uma infinidade de colecionáveis para se comprar. Por falar em colecionáveis… os fãs de Saint Seiya ficaram de queixo caído com as incríveis miniaturas de todos os cavaleiros de ouro… dava pra ficar tranquilamente meia hora por ali, só admirando cada um deles nos mínimos detalhes. Maurício de Souza, Snoopy, Transformers, Halo, Ayrton Senna, Netflix, Walking Dead, Arquivo-X, e mais uma infinidade de atrações podiam ser vistas, fossem em estandes, painéis, banners, estátuas, miniaturas, camisetas, canecas, etc. Ah, até arcades com clássicos como Street Fighter se faziam presentes!

 

 

E claro, tínhamos os cosplayers! Nesse primeiro dia eles não estavam em número tão grande assim, mas não podiam deixar de estar presentes. Tínhamos de tudo, desde os mais simples aos mais elaborados. Me chamou a atenção o grande número de Deadpools no evento… este fantástico anti-herói está ficando cada vez mais popular… imagino então depois que seu filme estrear! Mas o maior número de fantasias era mesmo da saga de George Lucas… e se contarmos então as camisetas da galera presente, aí Star Wars dava de goleada em qualquer um! Parei de contar depois da chegar ao número 50, nas camisetas… a Força estava nessa CCXP!
A área de alimentação estava enorme, e ao menos no primeiro dia, as filas ali não eram exageradas.
E assim se findou o primeiro dia do evento…

No segundo dia, o número de pessoas foi muito maior, o que acarretou mais demora nas filas para se pegar os ônibus “na faixa” que saíam do metrô Jabaquara, mas nada que fosse exagerado.
Já na hora do almoço o número de pessoas era absurdo, o que te obrigava a ir com bastante antecedência para as filas se quisesses ver alguma atração dos auditórios, principalmente o superconcorrido Auditório Cinemark, que logo de cara receberia o britânico John Rhys-Davies, ninguém menos que o anão Gimli, de O Senhor dos Anéis! Se você não tivesse chegado muito cedo para o evento, só mesmo com o poder do Um Anel para conseguir entrar no Cinemark…

 

 

Deixei para falar só agora, mas o Artists’ Alley é uma das mais importantes partes do evento. Ele reúne inúmeros artistas de Quadrinhos & Cia, nacionais e internacionais. Mas o legal desse pedacinho da CCXP é que ele abre espaço também para artistas independentes, ainda não consagrados, que podem assim mostrar seu trabalho para um público gigantesco. E o que não falta é artista talentoso neste país! Foram cerca de 265 artistas em 163 mesas (contra 215 em 125 mesas no ano passado), onde podemos citar Adriano Batista, Alice Mattosinho, Amy Chu, Bruno Oliveira, Camila Torrano, Dalton Cara, David Finch, Fabio Moon, Gabriel Bá, Hiro Kawahara. Joe Bennet, Mark Waid, Mike Deodato Jr, Rafael Dantas, Salvatore Aiala… entre muitos outros!

 

 

Na sexta, os auditórios trouxeram atrações como, além do já citado John Rhys-Davies, a Universal Pictures falando sobre a adaptação para o Cinema do game Warcraft, uma palestra com Ivan Reis (um dos principais artistas hoje no mercado americano de Quadrinhos), um interessante painel com a dupla Gerard Way (roteirista de HQs e vocalista da banda My Chemical Romance) e Gabriel Bá (premiadíssimo artista brasileiro, de enorme reconhecimento também no exterior, onde já venceu o Prêmio Eisner, o “Oscar das HQs”), falando sobre a elogiada HQ Umbrella Academy, o consagrado cineasta brasileiro Carlos Saldanha (A Era do Gelo) trocando ideias com Steve Martino, diretor de Peanuts O Filme, longa sobre Charlie Brown e sua turma, a Fox Studios falando sobre suas novidades para o ano que vem (Deadpool, X-Men Apocalypse e o novo filme do cultuado diretor Alejandro González Iñárritu, O Regresso), Lá pelo meio da tarde, a atração mais concorrida do dia… Frank Miller, no Auditório Cinemark, falou sobre toda sua obra, de enorme importância para o mundo das HQs. Pouco depois, o ícone Maurício de Souza celebrou suas 8 décadas de vida e realizações no Auditório Ultra com os privilegiados fãs! Outros grandes nomes que não podem deixar de ser citados são: Jim Lee (um dos maiores nomes das HQs em todos os tempos), David Finch (Batman: The Dark Knight, Vingadores, Hulk, Ultimate X-Men, Mulher-Maravilha). alguns atores das séries da Netflix Sense8 e Jessica Jones… e isso é apenas uma pequena parte das atrações!

 

 

Termino por aqui o breve (?!) relato sobre os dois primeiros dias da CCXP… mas o Entrementes ainda vai contar para vocês como foi o último dia do evento, realizado no domingo, dia 6 de dezembro. Além das matérias escritas, não deixem de conferir os inúmeros vídeos que fizemos, com entrevistas e imagens do evento!
A Comic Con Experience, nesta sua segunda aparição em terras tupiniquins, se firma de vez como o evento definitivo da Cultura Pop no país… é o maior encontro geek do continente, seja você um iniciado ou apenas um mero curioso para com esse universo que desperta tanta paixão!
Sem dúvida alguma, o slogan deste ano estava certo… sim, foi mesmo épico!

 

 

DALTO FIDENCIO

nils satis nisi optimum

 http://www.facebook.com/dalto.fidencio

 http://twitter.com/DaltoFidencio

Imagens: Dalto Fidencio e Elizabeth de Souza

 

Confira os vídeos:

E essa matéria foi publicada na Revista Entremente, edição de verão de 2015. Confira!

CCXP 2015

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*