Como seria a vida se a internet acabasse?

 

Como seria a vida se a internet acabasse?

 

Joka Faria saboreando a entrevista de Oswaldo Montenegro…

Nós vivemos décadas antes das redes sociais. Vivemos a internet discada, quando computadores eram caros. Saberíamos viver sem celulares, internet e redes sociais? Hoje nossas TVs são computadores. Imagine ficar quinze dias em algum lugar da Serra da Mantiqueira sem tecnologias? Mas, para que este vicio de se comunicar? Esta necessidade vem desde as cavernas, sempre nos comunicamos.
Antes da internet tinha as cartas sociais. Eu comecei enviando cartas manuscritas ao jornal de nossa região. Eu sempre gostei de ler e escrevia em cadernos de escolas. Meus primeiros poemas foram escritos em cadernos. Ainda uso o email para ao menos enviar meus escritos, para a editora, no restante é só whatsapp. Vemos estes celulares inúmeras vezes ao dia. Quem sabe temos alguns transtornos coletivos. Eu já fiz tratamento de TOC, mas já me dei alta. Aqueles remédios horrorosos, depois de um ano sem usar, não voltei mais a uma consulta de psiquiatra. Sempre tive o tabu de nunca comentar, mas uma entrevista de Oswaldo Montenegro me inspirou a fazer este relato. Nunca gostei das terapias em grupos, prefiro escrever a contar a uma meia dúzia. Nem meia dúzia de pessoas lêem meus escritos há bastante tempo, não vejo um comentário. Segundo a psiquiatra, quem tem TOC apresenta dificuldades na vida escolar. Eu senti isso na pele por muitos anos. Com dificuldade em gramática e matemática. Hoje eu seria um aluno incluso?
A vida não é fácil para ninguém. Quantos desafios! E estas duas horas de entrevistas de Oswaldo Montenegro, foi maravilhosa. Uma verdadeira terapia. Um entendimento da chamada indústria cultural. Assistir ao youtube na tv, é um alívio, nos livramos dos canais de TV. Ainda tenho o prazer de acompanhar o jornalismo.

Como ficaríamos sem a internet? É correto aprendermos as etiquetas dos usos das redes sociais. Hoje em dia quase não se liga para ninguém. Só uso telefone em casos raros. Nem ligo para os amigos e nem recebo ligações. Este papo achado no youtube foi maravilhoso e sem intervalos comerciais. Já faz alguns dias que descobri este canal, numa entrevista de Erasmo Carlos.
No mais, uma ótima semana ao menos para a nossa editora. Então, para que eu lançar livros?

João Carlos Faria
Professor e escritor

Nove de abril de 2023, Domingo.

 

Vale a pena se inscrever neste canal

 

OSWALDO MONTENEGRO | Papo com Clê

1 Comentário

  1. Joka, estou assistindo a entrevista, ainda não acabei porque é longa, mas Oswaldo Montenegro é tudo de bom.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*