Estradas surreais!

Estrada Real – Por Reinaldo Prado

Bom mesmo é passear com os amigos pelas estradas da vida, pelas estradas reais e pela Estrada Real.  A Estrada Real é uma rota histórica que liga Minas Gerais ao Rio de Janeiro, passando por diversas cidades e regiões de grande beleza natural.

É uma antiga rota histórica que tem mais de 1.600 quilômetros pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Uma beleza especial do Brasil. Foi criada durante o período colonial brasileiro, para ligar as regiões produtoras de ouro em Minas Gerais ao litoral do Rio de Janeiro, de onde o nosso precioso ouro era enviado para Portugal (Quanta coisa tirada do Brasil, muito injusto).

A Estrada Real recebeu esse nome porque, na época, era a única rota oficial para o transporte do ouro de Minas Gerais até o porto do Rio de Janeiro. E também porque a estrada era patrulhada por tropas de guardas reais, que protegiam as cargas dos ataques de bandidos e saqueadores. Ela se tornou uma estrada real, ou seja, uma rota oficial do governo para o transporte de riquezas do país.

Nuvens – Por Reinaldo Prado

Com o passar dos anos, deixou de ser usada para o transporte de ouro e se tornou uma importante rota turística, que permite aos visitantes conhecer a história e a cultura da região, além de desfrutar de belas paisagens naturais e da rica culinária local.

Uma das cidades às margens desta estrada, é Cunha, localizada no estado de São Paulo, e que possui uma natureza exuberante e diversificada. E Cunha, a cidade do nosso destino. Saímos bem cedo, de São José dos Campos, com a Dutra bastante movimentada e seguimos até Taubaté e então seguimos pela estrada que passa em Lagoinha e São Luís do Paraitinga. Fomos parando pelo caminho, sem pressa, apreciando tudo em volta, deliciando-nos com a culinária local.  Tomamos café numa das paradas e depois almoçamos em Cunha, num restaurante típico da cidade com uma comida deliciosa, comi além da conta. Depois passeamos pelas ruas estreitas com suas subidas e descidas e comprei um chapéu roxo, muito bonito. E os companheiros de viagem fizeram um comentário bem interessante, de que parecia que eu já havia nascido com aquele chapéu, tão minha cara.

Durante todo o trajeto de ida e volta à Cunha tomamos café à beira da estrada nos lugares mais charmosos que já conheci. Fiz até uma feira de produtos orgânicos e pasmem, a barraca fica à beira de uma estrada na altura de Lagoinha e a gente mesmo pesa, paga e pega o troco ou não, sem nenhum vendedor no local. Eu fiquei encantada, mas não sabia usar a balança e fui pedir ajuda para um dos que trabalham por ali. Todos os legumes tinham o mesmo preço pelo quilo, assim como as frutas e tudo fresco. Quiçá um dia, o povo brasileiro possa ter como hábito fazer compras dessa forma, honestamente.

Na altura de Cunha, a Estrada Real em direção a Paraty é cercada por uma rica natureza que encanta quem olha com seus olhos além de simples visitante. A região é caracterizada por belas montanhas, cachoeiras, rios e uma vasta vegetação. Ao longo da estrada, é possível encontrar diversas trilhas que levam a cachoeiras e mirantes. Nós fomos até a Cachoeira do Mato Limpo que fica à beira da estrada e de fácil acesso para qualquer visitante.
A natureza exuberante da região de Cunha é um convite para quem busca contato com a natureza e tranquilidade em meio à paisagem montanhosa. Nós passamos um dia inteiro nesse deleite real, só voltando para casa sob um céu noturno alaranjado.

Elizabeth de Souza
230423

Cachoeira em Cunha

Sobre Elizabeth Souza 396 Artigos
Elizabeth de Souza é coordenadora e editora do Portal Entrementes....