Fitas k7 antigas

 

Fitas k7 antigas

Uma nostalgia rebobinada!

Por Paulo Fernandes (Paulo Dylan)

Dedicado a Shirlei M.

 

 

Fitas K7 são um tipo de mídia de armazenamento também conhecido como fita cassete, que era popular para gravação e reprodução de áudio nos anos 70, 80 e 90, de forma analógica. A fita K7 tem uma fita magnética enrolada em torno de dois carretéis, que são colocados dentro de uma caixa plástica.

A fita é reproduzida usando um tocador de fita K7, que possui um cabeçote de leitura/escrita que lê as informações magnéticas da fita e as converte em som. Elas foram amplamente utilizadas para gravação de música, fala e outros tipos de áudio antes da popularização dos CDs e outras tecnologias.

 

 

Embora as fitas K7 tenham sido amplamente substituídas por tecnologias digitais de armazenamento de áudio, elas ainda são valorizadas por muitos entusiastas da música e colecionadores como uma forma nostálgica de ouvir e gravar música.

Para tocar uma fita cassete (k7), é preciso um aparelho de som com um player de fita cassete. Os aparelhos de som com player de k7 foram muito populares nas décadas de 70, 80 e 90, mas com o tempo foram sendo substituídos por tecnologias mais modernas.

 

 

Os aparelhos de som com player de k7 eram compostos por um receptor de rádio, um amplificador de som, um equalizador de som, um leitor de fita cassete e alto-falantes. Alguns aparelhos eram portáteis, com um design compacto e uma alça para facilitar o transporte, enquanto outros eram mais volumosos e destinados para uso em casa.

 

 

Esses chamados “tocadores de fita K7” ou “gravadores de fita K7”, os portáteis, tinham uma estrutura retangular com um botão para abrir a tampa que protegia a entrada da fita, por onde se inseria a fita cassete. Depois de inserir, usa os botões do aparelho para controlar a reprodução, ajustando o volume, o balanço, a equalização e outras configurações de som, de acordo com as preferências pessoais. Tem também nesses aparelhos, um compartimento para se colocar as pilhas ou fonte de alimentação.

Muitos carros também foram equipados com sistemas de som que permitiam a reprodução de fitas K7 – Na segunda metade dos anos 90, eu mesma tinha uma Brasília verde bem antiga, com essa opção.

Elizabeth de Souza
020323

 

 

 

Algumas Curiosidades:

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/voce-teve-uma-fitas-k7-completam-60-anos-apos-revolucionar-forma-de-ouvir-musica-1.3350093

 

No vídeo abaixo, uma cena de “Guardiões da Galáxia” onde o Senhor das Estrelas usa um Walkman com a fita K7

 

No Twitter, na época do filme, Chris Pratt explica como usar um Walk-man

Sobre Elizabeth Souza 397 Artigos
Elizabeth de Souza é coordenadora e editora do Portal Entrementes....

2 Comentários

  1. MEMORIAS VIRTUAIS TECNOLOGIAS POETICAS E AS FIATAS COM INCRIVEIA MOMENTOS! PARABÉNS QUE PACIÊNCIA…CONFESSO NAO TENHO

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*