O impressionante Pierre Auguste Renoir

Renoir – Auto retrato

 

O impressionante Pierre Auguste Renoir

 

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“A dor passa, mas a beleza permanece.” – Renoir 

Com essa onda moralista que invade o Brasil e o mundo,  mais parece uma tsunami a destruir toda a liberdade de pensar, de sentir e de agir. A liberdade de se expressar seria um direito fundamental numa sociedade libertária, mas nunca numa sociedade moralista e conservadora. É preciso respeitar as tradições, a história e o modo de pensar das pessoas, sem  restringir a Arte, a Ciência, a Filosofia e o Misticismo. Cada um no seu cada um e todo mundo dentro desse planeta que nos abriga sem discriminação. Afinal, se o Planeta tivesse que escolher, já estaríamos fora, com certeza.

 

Mulher amamentando (1886)

 

Nesse momento, lembro-me de quando dava aula na Educação Infantil e trabalhava com as obras dos grandes Mestres da Pintura. Dentre os mestres, mostrei certa vez, as obras de Auguste Renoir, um dos meus impressionistas preferidos.

 

Banhista enxugando a perna direita (1910)

 

Pierre Auguste Renoir mostra na sua pintura, a beleza ensolarada do mundo e sempre fui uma apaixonada pela arte desse pintor. E o nu artístico nas obras de Renoir é de uma beleza sem igual – dourada, pois as cores que ele usava, aliada a luz do sol, movimentos da natureza, característica peculiar dos impressionistas, realmente eram impressionantes.

 

Rosa e Azul

As crianças, de uma forma natural, aprenderam a apreciar as obras dos grandes mestres, sem degringolar para a banalidade e para o moralismo. Criança compreende a Arte, aprecia a beleza e sabe a diferença entre a beleza da Arte, do nu artístico, do corpo humano e a pornografia.

Elizabeth de Souza

Auguste Renoir (1841-1919) foi um dos mais importantes pintores do impressionismo francês.

Nasceu em Limoges, França, no dia 25 de fevereiro de 1841. Filho de um alfaiate e uma costureira muda-se com a família para Paris, em 1845, onde permanece durante três anos. De volta à Limoges, inicia a aprendizagem de decoração em porcelana. Com 17 anos começou a trabalhar em uma fábrica, onde pintava artigos religiosos, leques e tecidos.

Renoir, desde os primeiros anos de vida já demonstrava um grande interesse pelas Artes Plásticas.

Em 1862, após juntar algumas economias, muda-se para Paris onde é admitido na École des Beaux-Arts de Paris. Inicia um estágio na galeria do pintor suíço Charles Gleyre, onde faz amizade com Sisley, Monet e Bazille e Pissarro. Em 1863, após abandonar a escola, passa a pintar ao ar livre em Fontainebleau, fase essencial para a pintura impressionista que iria desenvolver.

Recebeu fortes influências de Claude Monet na maneira como fazia o tratamento da luz; Mas foi Delacroix, do período Romântico é que exerceu muita influência no seu trabalho com as cores.

 

 

O estilo de Renoir era marcante e a presença de cores fortes e brilhantes com texturas e linhas harmônicas davam o tom em todo o seu trabalho artístico.

 

A bailarina (1874)

Na época de Renoir estava surgindo a nova escola, o Impressionismo, um estilo que valorizava o instante fugidio das coisas e do mundo. Renoir, tinha uma característica própria onde apresentava um sentimento lírico na sua obra. Gostava de pintar as formas humanas individuais, pessoas em grupos e paisagens, mostrando esse lado fugidio das coisas, a profundidade dos momentos, através da luz do sol, do brilho das cores e das sensações que passava.

Em 1864 fez a sua primeira exposição em Paris, mas não teve reconhecimento, este viria quando fez uma exposição junto com os impressionista  a nova escola que surgira. Foi em Paris no ano de 1874 e a obra considerada uma verdadeira obra do impressionismo foi a pintura Le Moulin de la Galette.

Le Moulin de la Galette (1876)

 

Renoir, Monet, Degas e Pissarro, entre outros artistas, unem-se e organizam a primeira exposição dos jovens impressionistas, que foi repetida em 76, 77 e 79.

Renoir em 1883 realiza a sua primeira exposição individual em Paris na galeria Durand-Ruel, momento em que consolida sua carreira artística.

 

Madame Georges Charpentier e suas filhas (1878)

 

Em 1878, Renoir expõe, no Salão Oficial, os retratos da atriz Jeane Samary e de Madame Georges Charpentier, que lançou Renoir nos meios sociais, obtendo compradores para seus quadros.

Em 1892 vem o reconhecimento oficial da nova pintura, quando o Governo francês adquire um quadro seu.  Em 1897, acometido de reumatismo, passou a ter problemas de mobilidade. Na virada do século, já era um artista admirado em toda a Europa. Em 1904 organizou uma grande retrospectiva de sua obra. Em 1905 mudou-se para Cagnes-sur-Mer, em busca de um clima mais saudável.

 

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Renoir foi casado com Aline Charigot, com quem teve 3 filhos. O segundo deles, Jean Renoir, viria a tornar-se um grande cineasta. Entre seus filmes destacam-se “A Grande Ilusão” (1937) e “A Regra do Jogo” (1939).

Auguste Renoir faleceu em Cages-sur Mer, na França, no dia 03 de dezembro de 1919 quatro anos depois de sua amada Aline.

 

Principais obras de Renoir

– Mulher com sombrinha (1867)

– Retrato de Frédéric Bazille (1867)

– O passeio (1870)

– O Camarote (1874)

– A bailarina (1874)

– The Skiff (1875)

– Le Moulin de la Galette (1876)

– Madame Georges Charpentier e suas filhas (1878)

– Remadores em Chatou (1879)

– Elizabeth e Alice de Anvers (1881)

– O almoço dos barqueiros (1881)

– As duas irmãs (1881)

– A dança em Bougival (1883)

– Mulher amamentando (1886)

– Os guarda-chuvas (1886)

– As grandes banhistas (1887)

– Menina com espigas (1888)

– Menina jogando criquet (1892)

– Ao piano (1893)

– Odalisca (1904)

– Retrato de Claude Renoir (1908)

– Banhista enxugando a perna direita (1910)

 

Assista aqui o filme raro mostra Pierre-Auguste Renoir pintando em seu ateliê (1919)

 

Obras de Auguste Renoir

 

Sobre Elizabeth Souza 419 Artigos
Elizabeth de Souza é coordenadora e editora do Portal Entrementes....

2 Comentários

  1. A comentarista foi infeliz ao relatar suas convicções de foro íntimo, tentando comparar com a obra do autor, lamento o comentário fútil e desnecessário, pintor demonstra suas habilidades e na sua época teve sua chance de expor suas obras que foram admiradas e apoia, não é por menos que teve a repercussão de suas obras serem valorizadas.

  2. Obrigada pelo comentário!
    Não sou especialista em pintura, nem crítica de arte, apenas uma admiradora de Renoir e apreciadora da beleza de suas pinturas. Ao fazer o comentário, realmente de foro íntimo, a intenção foi falar sobre uma das minhas experiências pessoais, que nem de longe são fúteis, pois gosto de mostrar as obras de artes para crianças e adultos que não conhecem…tudo isso sem entrar no âmbito complexo da crítica das obras do grande mestre Renoir.
    Grande abraço!
    Elizabeth

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