OSCAR 2021 – Comentários de todas as categorias

OSCAR 2021 – Comentários de todas as categorias

   OSCAR 2021

* BEST PICTURE  
MELHOR FILME *

* Vencedor: Nomadland (Nomadland)

Também concorriam:

  • The Father (Meu Pai)
  • Judas and the Black Messiah (Judas e o Messias Negro)
  • Mank (Mank)
  • Minari (Minari: Em Busca da Felicidade)
  • Promising Young Woman (Bela Vingança)
  • Sound of Metal (O Som do Silêncio)
  • The Trial of the Chicago 7 (Os 7 de Chicago)

Daltopinião: Estranhamente desta vez a mais importante categoria do Oscar não fechou a cerimônia, sendo apresentada antes de Melhor Atriz e Melhor Ator, o que acabou acarretando um certo anticlímax. Grande favorito ao prêmio de Melhor Filme, Nomadland não decepcionou e acabou mesmo levando a estatueta dourada. O filme de Chloé Zhao já havido vencido o Globo de Ouro de “Melhor Filme – Drama” e o Critic’s Choice Awards, entre outras premiações, e se não saísse vencedor do prêmio da Academia, seria uma surpresa só superada pelo prêmio de Melhor Ator na noite. Nomadland é um filme absolutamente original e grandioso, além de complexo. É um verdadeiro brinde à liberdade acompanhar a história da viúva vivida por Frances McDormand, que decide adotar como estilo de vida o nomadismo. Com uma montagem soberba (feita pela própria diretora), que contribuiu muito para a grandiosidade da película, Nomadland é um road movie poderoso, com um roteiro muito inspirado e bem construído, e que merecidamente saiu vitorioso na cerimônia.

 

* DIRECTING  
MELHOR DIRETOR *

* Vencedora: Chloé Zhao, por Nomadland (Nomadland)

Também concorriam:

  • Thomas Vinterberg, por Another Round (Druk: Mais uma Rodada)
  • David Fincher, por Mank (Mank)
  • Lee Isaac Chung, por Minari (Minari: Em Busca da Felicidade)
  • Chloé Zhao, por Nomadland (Nomadland)
  • Emerald Fennell, por Promising Young Woman (Bela Vingança)

Daltopinião: Chloé Zhao fez valer seu favoritismo e se tornou a segunda mulher a vencer nesta categoria (a outra foi Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror, em 2009). Tinha como principais concorrentes os grandes trabalhos de David Fincher e Emerald Fennell, mas assim como ocorreu no Globo de Ouro, a cineasta chinesa radicada em Los Angeles superou seus concorrentes e merecidamente saiu laureada. Uma direção precisa, talentosa e original arrebatou a maioria dos prêmios cinematográficos no ano, e fez a jovem diretora receber um mais do que merecido reconhecimento. Destaque também para seu lindo discurso ao receber a estatueta. “Chloé Zhao”… guarde este nome, pois todo amante da Sétima Arte vai ouvi-lo muito ainda.

* ACTOR IN A LEADING ROLE  
MELHOR ATOR *

* Vencedor: Anthony Hopkins, por The Father (Meu Pai)

Também concorriam:

  • Riz Ahmed, por Sound of Metal (O Som do Silêncio)
  • Chadwick Boseman, por Ma Rainey’s Black Bottom (A Voz Suprema do Blues)
  • Gary Oldman, por Mank (Mank)
  • Steven Yeun, por Minari (Minari: Em Busca da Felicidade)

Daltopinião: a maior surpresa da noite, sem dúvida. Não que a atuação de Anthony Hopkins não fosse merecedora, pelo contrário, ele simplesmente entregou talvez a melhor atuação de sua carreira, e olha que estamos falando de um vencedor de Melhor Ator em 1992 por O Silêncio dos Inocentes, “apenas” o último filme a ter vencido o Big 5 do Oscar (as cinco principais categorias, ou seja: Filme, Direção, Ator, Atriz e Roteiro). Acontece que todos espervam, assim como foi no Globo de Ouro, a vitória póstuma de Chadwick Boseman, por sua atuação visceral e incrível em A Voz Suprema do Blues. Ele foi melhor que Hopkins, que entregou uma atuação arrebatadora, de tirar lágrimas de quem teve o privilégio de ver sua performance? Não se pode dizer isso… essa questão é como perguntar quem é melhor, Mozart ou Beethoven. Ambas as atuações foram verdadeiras virtuoses, e quiseram os deuses da Sétima Arte (leia-se os votantes da Academia) que Anthony Hopkins, enquanto dormia tranquilamente em sua casa no País de Gales, fosse o grande vencedor na categoria. Aos 83 anos, ele se tornou o mais velho vencedor do Oscar de Melhor Ator, ele que já havia vencido também o BAFTA e o British Independent Film Award por sua atuação em Meu Pai.

* ACTRESS IN A LEADING ROLE  
MELHOR ATRIZ *

* Vencedora: Frances McDormand, por Nomadland (Nomadland)

Também concorriam:

  • Viola Davis, por Ma Rainey’s Black Bottom (A Voz Suprema do Blues)
  • Andra Day, por The United States vs. Billie Holiday (Estados Unidos Vs Billie Holiday)
  • Vanessa Kirby – Pieces of a Woman (Pieces of a Woman)
  • Carey Mulligan, por Promising Young Woman (Bela Vingança)

Daltopinião: aqui tínhamos apenas atuações grandiosas, principalmente de Andra Day, vencedora do Globo de Ouro por seu trabalho em Estados Unidos Vs Billie Holiday, e da incrível Viola Davis, que entregou uma atuação espetacular em A Voz Suprema do Blues (é quase uma redundância chamar Viola de espetacular), mas aqui não tinha como Frances McDormand não sair vencedora… sua atuação sublime e marcante em Nomadland já havia lhe rendido o BAFTA, além de diversos outros prêmios nesse ano, e o Oscar veio coroar de vez seu trabalho único e impactante no longa de Chloé Zhao. Ela venceu seu terceiro Oscar, igualando a icônica Meryl Streep e se tornando uma das maiores vencedoras da história da Academia, atrás apenas de Katharine Hepburn, que venceu 4 vezes. Os seus prêmios anteriores haviam sido em 2018 por Três Anúncios Para Um Crime e anteriormente em 1997 por Fargo. Seu discurso inusitado ao subir ao palco, uivando e dedicando o prêmio “aos lobos” confundiu muita gente, mas ele ocorreu para homenagear Michael Wolf (“Lobo”, em inglês) Snyder, responsável pela captação e mixagem de som de Nomadland, que havia se suicidado no mês passado, aos 35 anos.

 

* WRITING (ORIGINAL SCREENPLAY)  
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL *

* Vencedor: Emerald Fennell, por Promising Young Woman (Bela Vingança)

Também concorriam:

  • Will Berson e Shaka King (roteiro); Will Berson, Shaka King, Kenny Lucas e Keith Lucas (história), por Judas and the Black Messiah
    (Judas e o Messias Negro)
  • Lee Isaac Chung, por Minari (Minari: Em Busca da Felicidade)
  • Darius Marder e Abraham Marder (roteiro); Darius Marder e Derek Cianfrance (história), por Sound of Metal (O Som do Silêncio)
  • Aaron Sorkin, por The Trial of the Chicago 7 (Os 7 de Chicago)

Daltoponião: aqui o maior favorito era Os 7 de Chicago, pois Aaron Sorkin já havia vencido o Globo de Ouro, além de outros prêmios, mas o vencedor acabou sendo mesmo a jovem e talentosa Emerald Fennell, por seu grande trabalho em Bela Vingança. Também conhecida na televisão por seu trabalho como atriz na premiada série The Crown, ela conquista de vez a Tela Grande como roteirista, e das grandes. Como tem apenas 34 anos, devemos acompanhar com atenção sua carreira daqui em diante, pois talento não falta para esta representante da nova geração de cineastas.

* WRITING (ADAPTED SCREENPLAY)  
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO *

* Vencedor: Christopher Hampton e Florian Zeller, por The Father (Meu Pai)

Também concorriam:

  • Sacha Baron Cohen, Anthony Hines, Dan Swimer, Peter Baynham, Erica Rivinoja, Dan Mazer, Jena Friedman & Lee Kern (roteiro);
    Sacha Baron Cohen, Anthony Hines, Dan Swimer e Nina Pedrad (história), por Borat Subsequent Moviefilm: Delivery of Prodigious Bribe
    to American Regime for make Benefit Once Glorious Naton of Kazakhstan (Borat: Fita de Cinema Seguinte)
  • Chloé Zhao, por Nomadland (Nomadland)
  • Kemp Powers, por One Night in Miami… (Uma Noite em Miami)
  • Ramin Bahrani, por The White Tiger (O Tigre Branco)

Daltopinião: o favorito era Nomadland, ou mesmo o inusitado Borat: Fita de Cinema Seguinte, que havia vencido o WGA, mas a tocante e poderosa história de Meu Pai surpreendeu e acabou sendo agraciada como detentora do prêmio de Melhor Roteiro Adaptado neste ano. Ele é uma adaptação de uma peça teatral de 2012 do francês Florian Zeller, sim, o mesmo que dirige o longa, e que contou com a ajuda de Christopher Hampton para adaptar a peça para o cinema. Prêmio merecido para um roteiro marcante, que emociona.

 

* ACTOR IN A SUPPORTING ROLE  
MELHOR ATOR COADJUVANTE *

* Vencedor: Daniel Kaluuya, por Judas and the Black Messiah (Judas e o Messias Negro)

Também concorriam:

  • Sacha Baron Cohen, por The Trial of the Chicago 7 (Os 7 de Chicago)
  • Leslie Odom Jr., por One Night in Miami… (Uma Noite em Miami)
  • Paul Raci, por Sound of Metal (O Som do Silêncio)
  • Lakeith Stanfield, por Judas and the Black Messiah (Judas e o Messias Negro)

Daltopinião: já conhecido dos brasileiros por sua participação em Black Mirror, e mais recentemente pelos sucessos do cinema Corra e Pantera Negra, o britânico filho de ugandeses Daniel Kaluuya foi praticamente uma unanimidade nas premiações desta categoria neste ano, tendo levado para casa o Globo de Ouro, o BAFTA, o SAG Awards e o Critics Choice… por tudo isso ele era favoritíssimo a levar também o Oscar, por sua incrível atuação em Judas e o Messias Negro, onde interpretou Fred Hampton, o líder dos Panteras Negras (não confundir com o super-herói de Wakanda) de forma visceral, com movimentos corporais e imposição de voz impactantes, que roubaram a cena, tornando-o quase um protagonista da película. Prêmio mais que merecido!

 

* ACTRESS IN A SUPPORTING ROLE   
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE *

* Vencedora: Yuh-Jung Youn, por Minari (Minari: Em Busca da Felicidade)

Também concorriam:

  • Maria Bakalova, por Borat Subsequent Moviefilm: Delivery of Prodigious Bribe to American Regime for make Benefit Once Glorious
    Naton of Kazakhstan (Borat: Fita de Cinema Seguinte)
  • Glenn Close, por Hillbilly Elegy (Era uma Vez um Sonho)
  • Olivia Colman, por The Father (Meu Pai)
  • Amanda Seyfried, por Mank (Mank)

Daltopinião: me pergunto quando a Academia fará justiça ao talento inequívoco de Glenn Close, e ela levará seu primeiro Oscar… concorrendo pela oitava oportunidade, desta vez por seu trabalho brilhante em Era uma Vez um Sonho, a veterana atriz acabou sendo derrotada pela sul-coreana Yuh-Jung Youn, que entregou uma atuação sensível e memorável em Minari: Em Busca da Felicidade. Ao vencer já em sua primeira indicação, ela se tornou a segunda mulher asiática a ganhar o Oscar de Melhor Coadjuvante, depois da japonesa Miyoshi Umeki, de Sayonara. Destaque para seu discurso inspirado ao receber a estatueta… ela se mostrou a simpatia em pessoa.

 

* ANIMATED FEATURE FILM  
LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO *

* Vencedor: Soul (Soul), por Pete Docter e Dana Murray

Também concorriam:

  • Onward (Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica), por Dan Scanlon e Kori Rae
  • Over the Moon (A Caminho da Lua), por Glen Keane, Gennie Rim e Peilin Chou
  • A Shaun the Sheep Movie: Farmageddon (Shaun, o Carneiro, o Filme: A Fazenda Contra-Ataca)
  • Wolfwalkers (Wolfwalkers), por Tomm Moore, Ross Stewart, Paul Young e Stéphan Roelants

Daltopinião: concorrer com a Pixar em pé de igualdade é uma tarefa hercúlea… aqui Soul era mais do que favorito, pois o estúdio da Disney entregou, só para variar, mais uma obra-prima. Seus concorrentes era muito bons, destaque para o ótimo Wolfwalkers ou a adorável animação em stop-motion Shaun, o Carneiro, o Filme: A Fazenda Contra-Ataca, mas Soul realmente competia em outro patamar, e como aconteceu no Globo de Ouro, saiu consagrado como o grande Longa de Animação do ano.

 

* PRODUCTION DESIGN  
DIREÇÃO DE ARTE & CENÁRIOS *

* Vencedor: Mank (Mank), por Donald Graham Burt (Direção de Arte) e Jan Pascale (Cenários)

Também concorriam:

  • The Father (Meu Pai), por Peter Francis (Direção de Arte) e Cathy Featherstone (Cenários)
  • Ma Rainey’s Black Bottom (A Voz Suprema do Blues), por Mark Ricker (Direção de Arte) e Karen O’Hara e Diana Stoughton (Cenários)
  • News os the World (Relatos do Mundo), por David Crank (Direção de Arte) e Elizabeth Keenan (Cenários)
  • Tenet (Tenet), por Nathan Crowley (Direção de Arte) e Kathy Lucas (Cenários)

Daltopinião: o favorito aqui era Mank, apesar da forte concorrência de A Voz Suprema do Blues, mas a incrível recriação da Hollywood dos anos 1940, a estética impecável e a qualidade absurda do trabalho apresentado por Donald Graham Burt e Jan Pascale levaram o grande filme de David Fincher a ser vencedor nesta categoria, com todos os méritos.

 

* CINEMATOGRAPHY  
FOTOGRAFIA *

* Vencedor: Mank (Mank), por Erik Messerschmidt

Também concorriam:

  • Judas and the Black Messiah (Judas e o Messias Negro), por Sean Bobbitt
  • News os the World (Relatos do Mundo), por Dariusz Wolski
  • Nomadland (Nomadland), por Joshua James Richards
  • The Trial of the Chicago 7 (Os 7 de Chicago), por Phedon Papamichael

Daltopinião: mais uma categoria em que o favorito saiu como o vencedor, sem surpresas. Mank, com sua Fotografia em preto & branco (detalhe que costuma agradar a Academia) realmente era superior aos seus concorrentes, pois Erik Messerschmidt entregou um trabalho muito acima da média, conseguindo ecoar a obra-prima Cidadão Kane sem contudo copiar a mesma. Brilhante.

 

* COSTUME DESIGN  
FIGURINO *

* Vencedor: Ma Rainey’s Black Bottom (A Voz Suprema do Blues), por Ann Roth

Também concorriam:

  • Emma (Emma), por Alexandra Byrne
  • Mank (Mank), por Trish Summerville
  • Mulan (Mulan), por Bina Daigeler
  • Pinocchio (Pinóquio), por Massimo Cantini Parrini

Daltopinião: nesta categoria a disputa era acirrada… Mank e Mulan tentavam desbancar a outra favorita, A Voz Suprema do Blues, que acabou mesmo sendo a agraciada na noite. Ann Roth, que já tinha um Oscar na carreira pelo Figurino de O Paciente Inglês (1997), se tornou a mulher mais velha a vencer um Oscar, aos 89 aninhos de vida e muito talento.

* FILM EDITING  
MONTAGEM *

* Vencedor: Sound of Metal (O Som do Silêncio), por Mikkel E. G. Nielsen

Também concorriam:

  • The Father (Meu Pai), por Yorgos Lamprinos
  • Nomadland (Nomadland), por Chloé Zhao
  • Promising Young Woman (Bela Vingança), por Frédéric Thoraval
  • The Trial of the Chicago 7 (Os 7 de Chicago), por Alan Baumgarten

Daltopinião: as Montagens de Os 7 de Chicago e Nomadland foram muito acima da média e eram fortes concorrentes, mas a de O Som do Silêncio foi realmente incrível, vital para ajudar a contar a ótima história do baterista de heavy metal que vai aos poucos perdendo a audição e tem que aprender a viver com isso. Trabalho estupendo do montador dinamarquês Mikkel E. G. Nielsen, que já havia vencido este ano o BAFTA e o Critics’ Choice Award, e coroou seu trabalho levando também o Oscar para casa.

* MAKEUP AND HAIRSTYLING  
MAQUIAGEM & PENTEADO *

* Vencedor: Ma Rainey’s Black Bottom (A Voz Suprema do Blues), por Sergio Lopez-Rivera, Mia Neal e Jamika Wilson

Também concorriam:

  • Emma (Emma), por Marese Langan, Laura Allen e Claudia Stolze
  • Hillbilly Elegy (Era uma Vez um Sonho), por Eryn Krueger Mekash, Matthew Mungle e Patricia Dehaney
  • Mank (Mank), por Gigi Williams, Kimberley Spiteri e Colleen LaBaff
  • Pinocchio (Pinóquio), por Mark Coulier, Dalia Colli e Francesco Pegoretti

Daltopinião: o favorito aqui era mesmo A Voz Suprema do Blues, apesar do grande trabalho mostrado por exemplo em Mank e em Era uma Vez um Sonho. A caracterização dos personagens para a época da Chicago dos anos 1920 foi espetacular, e Sergio Lopez-Rivera, Mia Neal e Jamika Wilson tiveram seu trabalho laureado, com toda a justiça. Foi a primeira vez que mulheres negras saíram vencedoras nesta categoria… aos pouquinhos o Oscar vai corrigindo antigas injustiças.

* MUSIC (ORIGINAL SCORE)  
TRILHA SONORA ORIGINAL *

* Vencedor: Soul (Soul), por Trent Reznor, Atticus Ross e Jon Batiste

Também concorriam:

  • Da 5 Bloods (Destacamento Blood), por Terence Blanchard
  • Mank (Mank), por Trent Reznor e Atticus Ross
  • Minari (Minari: Em Busca da Felicidade), por Emile Mosseri
  • News of the World (Relatos do Mundo), por James Newton Howard

Daltopinião: aqui tínhamos dois favoritos… as magníficas Trilhas Sonoras de Mank e de Soul, ou seja, Trent Reznor e Atticus Ross, (integrantes da banda Nine Inch Nails) responsáveis pelos dois trabalhos, não tinham como não sair vencedores. E como havia acontecido no Globo de Ouro, a vitória coube mesmo à Trilha de Soul, a fantástica animação da Pixar, que contou também com composições do pianista norte-americano Jon Batiste. O Oscar foi para ótimas mãos.

* MUSIC (ORIGINAL SONG)  
CANÇÃO *

* Vencedor: Judas and the Black Messiah (Judas e o Messias Negro), por “Fight for You”. Música de H.E.R. e Dernst Emile II; Letra de H.E.R. e Tiara Thomas

Também concorriam:

  • The Trial of the Chicago 7 (Os 7 de Chicago), por “Hear my Voice”. Música de Daniel Pemberton; Letra de Daniel Pemberton e Celeste Waite
  • Eurovision Song Contest: The Story of Fire Saga (Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars), por “Husavik”. Música e Letra de Savan Kotecha,
    Fat Max Gsus e Rickard Göransson
  • The Life Ahead – La Vita Davanti a Se (Rosa e Momo), por “Io Sí”. Música de Diane Warren; Letra de Diane Warren e Laura Pausini
  • One Night in Miami… (Uma Noite em Miami), por “Speak Now”. Música e Letra de Leslie Odom, Jr. e Sam Ashworth

Daltopinião: tínhamos dois favoritos aqui: o vencedor do Globo de Ouro, Rosa e Momo (e que tinha minha torcida por contar com Laura Pausini entre os concorrentes), e Uma Noite em Miami… mas a vitória coube à bela canção “Fight for You”, do filme Judas e o Messias Negro, rendendo ao longa dirigido por Shaka King seu segundo Oscar na noite.

* VISUAL EFFECTS  
EFEITOS VISUAIS *

* Vencedor: Tenet (Tenet), por Andrew Jackson, David Lee, Andrew Lockley e Scott Fisher

Também concorriam:

  • Love and Monsters (Amor e Monstros), por Matt Sloan, Genevieve Camilleri, Matt Everitt e Brian Cox
  • The Midnight Sky (O Céu da Meia-Noite), por Matthew Kasmir, Christopher Lawrence, Max Solomon e David Watkins
  • Mulan (Mulan), por Sean Faden, Anders Langlands, Seth Maury e Steve Ingram
  • The One and Only Ivan (O Grande Ivan), por Nick Davis, Greg Fisher, Ben Jones e Santiago Colomo Martinez

Daltopinião: numa categoria em que não tínhamos um favorito destacado, o Oscar acabou indo para o longa de Christopher Nolan, que é visualmente sensacional, com Efeitos incríveis neste que parece ser um “James Bond não oficial” do genial cineasta britânico. Mais uma estatueta dourada que acabou nas mãos certas e merecedoras.

* SOUND  
MELHOR SOM *

* Vencedor: Sound of Metal (O Som do Silêncio), por Nicolas Becker, Jaime Baksht, Michellee Couttolenc, Carlos Cortés e Phillip Bladh

Também concorriam:

  • Greyhound (Greyhound), por Warren Shaw, Michael Minkler, Beau Borders e David Wyman
  • Mank (Mank), por Ren Klyce, Jeremy Molod, David Parker, Nathan Nance e Drew Kunin
  • News os the World (Relatos do Mundo), por Oliver Tarney, Mike Prestwood Smith, William Miller e John Pritchett
  • Soul (Soul), por Ren Klyce, Coya Elliott and David Parker

Daltopinião: uma das perguntas que mais me foi feita desde que comecei a escrever comentários sobre o Oscar foi qual era a diferença entre as categorias Edição de Som e Mxagem de Som… a primeira se relaciona à captação do áudio de um filme, tanto na hora da gravação como para complementar a cena posteriormente, como o barulho de um estádio lotado, por exemplo. Já a segunda entra em cena depois, já com os sons todos coletados pela Edição, é a hora da Mixagem fazer a pós-produção, adicionando, aumentando, diminuindo e sincronizando os áudios nas cenas de um filme, ou seja, diferentemente da Edição, aqui o trabalho é sempre feito dentro de uma sala de Mixagem. Bem, parece que a Academia não queria mais explicar essa diferença, pois fundiu as duas categorias em uma única, agora chamada simplesmente de Melhor Som. Aqui o vencedor não poderia ser outro senão O Som do Silêncio, simplesmente espetacular a forma como a surdez do protagonista nos é mostrada, e sua posterior adaptação a ela. Digna de se aplaudir em pé… prêmio merecidíssimo.

 

* INTERNATIONAL FEATURE FILM  
LONGA-METRAGEM INTERNACIONAL *

* Vencedor: Another Round (Druk: Mais uma Rodada) – Dinamarca. Direção de Thomas Vinterberg

Também concorriam:

  • Better Days (Better Days) – Hong Kong. Direção de Kwok Cheung Tsang
  • Collective (Collective) – Romênia. Direção de Alexander Nanau
  • The Man Who Sold His Skin (O Homem que Vendeu Sua Pele) – Tunísia
  • Quo Vadis, Aida? (Quo Vadis, Aida?) – Bósnia. Direção de Jasmila Žbanić

Daltopinião: um dos prêmios mais previsíveis da noite… Druk: Mais uma Rodada havia feito tanto sucesso na temporada que extrapolou as fronteiras da Dinamarca e conseguiu até emplacar uma indicação de Melhor Direção para Thomas Vinterberg. Conta com o ótimo Mads Mikkelsen (que venceu o Bafta de Melhor Ator por este papel), que vive um professor que lidera um grupo de colegas de trabalho que resolve testar uma teoria etílica maluca: beber todo dia uma certa quantidade de álcool para agir socialmente de uma forma mais “inspirada”, mas ainda segura. É um filme que diverte e cativa, e que levou para a Dinamarca seu quarto Oscar de Longa Internacional (anteriormente chamado de Filme em Língua Estrangeira). Com o perdão do trocadilho infame: um brinde à vitória de Druk!

 

* DOCUMENTARY FEATURE  
DOCUMENTÁRIO *

* Vencedor: My Octopus Teacher (Professor Polvo), por Pippa Ehrlich, James Reed e Craig Foster

Também concorriam:

  • Collective (Collective), por Alexander Nanau e Bianca Oana
  • Crip Camp (Crip Camp: Revolução pela Inclusão), por Nicole Newnham, Jim LeBrecht e Sara Bolder
  • The Mole Agent (Agente Duplo), por Maite Alberdi e Marcela Santibáñez
  • My Octopus Teacher (Professor Polvo), por Pippa Ehrlich, James Reed e Craig Foster
  • Time (Time), por Garrett Bradley, Lauren Domino e Kellen Quinn

Daltopinião: apesar da concorrência de Crip Camp: Revolução pela Inclusão, documentário produzido por Barak e Michelle Obama (que venceram o Oscar nesta categoria no ano passado), o favorito era mesmo Professor Polvo, o grandioso documentário de Pippa Ehrlich, James Reed e Craig Foster. A produção da Netflix é visualmente soberba e de longe o mais cinematográfico da lista, e levou a estatueta dourada para casa com todos os méritos.

 

* DOCUMENTARY SHORT SUBJECT  
DOCUMENTÁRIO – CURTA *

* Vencedor: Collete, por Anthony Giacchino e Alice Doyard

Também concorriam:

  • A Concerto is a Conversation, por Ben Proudfoot e Kris Bowers
  • Do Not Split, por Anders Hammer e Charlotte Cook
  • Hunger Ward, por Skye Fitzgerald e Michael Scheuerman
  • A Love Song for Latasha, por Sophia Nahli Allison e Janice Duncan

Daltopinião: o favorito aqui era A Love Song for Latasha, mas Collette acabou desbancando o favorito e levando o Oscar para casa. A produção conta a história de Colette Marin-Catherine, uma senhora de 90 anos que fez parte da Resistência Francesa contra o regime nazista. Nesta luta ela perdeu seu irmão Jean-Pierre, assassinado pelos seguidores de Hitler. Ela retorna à Alemanha pela primeira vez desde o final da guerra, para visitar o local onde seu irmão perdeu a vida. A vitória ficou em boas mãos.

* SHORT FILM (ANIMATED)  
CURTA DE ANIMAÇÃO *

* Vencedor: If Anything Happens I Love You (Se Algo Acontecer Te Amo), por Will McCormack e Michael Govier

Também concorriam:

  • Burrow, por Madeline Sharafian e Michael Capbarat
  • Genius Loci, por Adrien Mérigeau e Amaury Ovise
  • Opera, por Erick Oh
  • Yes-People, por Gísli Darri Halldórsson e Arnar Gunnarsson

Daltopinião: belíssimo e tocante como muitos dos longas não conseguem ser, este é Se Algo Acontecer Te Amo. Esse curta em animação 2D é de um nível de excelência tal que não poderia deixar de ser o vencedor. A trama mostra um casal convivendo com a dor da trágica perda da filha de 10 anos, assassinada num tiroteio na escola em que estudava. As lembranças do convívio com a menina estão por toda parte, espalhadas pela casa, e os pais tentam a todo custo encontrar forças para seguir em frente após ela ter partido. Obra-prima.

* SHORT FILM (LIVE ACTION)  
CURTA-METRAGEM *

* Vencedor: Two Distant Strangers (Dois Estranhos), por Travon Free e Martin Desmond Roe

Também concorriam:

  • Feeling Through, por Doug Roland e Susan Ruzenski
  • The Letter Room, por Elvira Lind e Sofia Sondervan
  • The Present, por Farah Nabulsi e Ossama Bawardi
  • White Eye, por Tomer Shushan e Shira Hochman

Daltopinião: o que aconteceria se o trágico assassinato de George Floyd se unisse ao episódio “Rebobinar” (T1:E3) da série Além da Imaginação, da Amazon Prime? A resposta é esse curta espetacular, que em apenas 30 minutos passa uma mensagem muito forte, e mais do que necessária na sociedade atual. A trama mostra o protagonista Carter (vivido por Joey Bada$$) preso em um looping temporal que sempre termina de forma trágica nas mãos do policial racista Merk (vivido por Andrew Howard), não importa o que ele faça para tentar mudar seu destino. E os créditos finais fecham com (triste) chave de ouro essa produção admirável de crítica social. Não é apenas recomendável, é obrigatório a todo fã da Sétima Arte, e bem poderia virar um longa-metragem de sucesso.

DALTO FIDENCIO   
nils satis nisi optimum

 

    1. Admin

      Parabéns Dalto pelas Daltopiniões que esperamos com muita expectativa, pois seu trabalho sempre foi primoroso e merece prestígio. Esse ano, não acompanhei o Oscar.
      Abraço!
      Beth

       Reply

    2. patriciadocarmo

      As Daltopiniões são sempre esperadas pois nos aproxima dos filmes,  nos estimula assistir… sua forma de escrever é espetacular.

      Parabéns pelo conteúdo, continue nos enriquecendo sempre com as Daltopiniões.

       Reply

      1. Dalto FidencioAuthor

        Que comentário rico e inspirado! São feedbacks assim que fazem o trabalho de um crítico valer a pena. Grazie mille!

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