Pesquisa revela quais são os emojis favoritos dos brasileiros

 

Carinhas são segundo lugar na lista de recursos visuais mais usados pelos brasileiros, atrás apenas de figurinhas do ‘Zap’

Plataforma Preply realizou um estudo e observou que ambos estão quase empatados pela preferência da população

 

Se comunicar por meio de emojis, figurinhas do ‘Zap’, GIFs ou imagens animadas faz parte do dia a dia do povo no Brasil. Esses recursos visuais facilitam e simplificam a forma de conversar entre amigos, familiares, colegas de trabalho, desconhecidos ou mesmo pessoas que não falam a mesma língua, mostrando a sua importância e o seu uso corriqueiro na rotina da população.

Para entender como o país enxerga isso, a Preply, plataforma online de idiomas, fez uma pesquisa e constatou que os stickers do WhatsApp e as carinhas possuem uma preferência quase igualitária entre a população: 69% relatam usar mais os adesivos e 66% utilizam mais os emojis. O terceiro lugar no pódio fica com a dupla GIFs/imagens animadas (51%).

O estudo também revelou que, para outros 52%, essas ferramentas ajudam a adicionar humor às conversas, sendo que 49% pensam que as mensagens ficam mais envolventes e 47% sentem que se expressam mais rapidamente assim do que com palavras linguísticas.

Eles ainda foram reconhecidos como fundamentais na comunicação entre diferentes línguas, com outros 45% dizendo que esses recursos ajudam as pessoas a se entenderem quando não falam o mesmo idioma, ultrapassando assim barreiras.

“Isso demonstra como emojis e adesivos, por exemplo, se tornaram uma linguagem universal e como podem nos auxiliar na compreensão do outro, além de estimular a nossa criatividade quando os associamos às palavras, tornando o aprendizado de idiomas mais envolvente, memorável e divertido”, afirma Sylvia Johnson, especialista em idiomas na Preply.

‘Quanto mais emojis e figurinhas, mais confuso eu fico’

Quando questionados sobre a utilização das carinhas, stickers do WhatsApp e GIFs/imagens animadas, 26% dos entrevistados mencionaram desentendimentos ocasionais devido à variedade em expansão e declararam ‘quanto mais emojis e figurinhas, mais confuso eu fico’. Outros 19% contam com pistas contextuais para entender o seu significado e 16% admitiram ter ficado em dúvida pelo menos uma vez por conta desses recursos em seus bate-papos.

Entre as ocasiões em que essas ferramentas são frequentemente empregadas estão as interações com amigos (77%) e familiares (69%), em plataformas de mídia social, como comentários em postagens de redes sociais (63%), e com colegas de trabalho (44%). Uma outra curiosidade trazida pela Preply é que 16% dos entrevistados usam esses recursos visuais influenciados pelos seus amigos.

A pesquisa da Preply também descobriu quais são as categorias mais populares de emojis. Segundo o levantamento, a ganhadora é a de emoticons e pessoas (71%), com liderança absoluta, seguida dos símbolos (14%), que estão muito atrás no segundo lugar da listagem.

Já a carinha mais utilizada é o ‘Rosto com Lágrimas de Alegria’, com 58%, seguida do ‘Coração Vermelho’, com 52%, e do empate entre ‘Rosto Sorridente com Olhos Sorridentes’ e ‘Olhos’, ambos com 39%.

Confira a lista completa dos emojis mais usados no Brasil:

1-58%

❤️- 52%

3- 39%
3- 39%
4-30%
5- 28%
6- 24%
7- 23%
8- 22%
9- 21%
10-18%

*A pesquisa foi realizada em julho com mais de 1.530 respondentes das cinco regiões do Brasil. A lista com os emojis mais usados no país foi feita com base no ranking de popularidade das carinhas de acordo com a Emojipedia no dia 29 de junho.

Sobre a Preply

A Preply é uma plataforma online que reúne alunos e tutores. Nosso site apresenta milhares de professores, localizados em todo o mundo, ensinando uma ampla variedade de assuntos a preços que cabem em qualquer orçamento. Nosso principal produto compreende aulas individuais de ensino de idiomas com falantes nativos. Para mais informações, acesse https://preply.com/pt/.

 

 

Sherlock Communications Camila Lima
(11) 91374-9689

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*