Poeta Moraes – 30 anos de panfletagem

Post de 2015

 

POETA MORAES NO SESC

Nosso querido Poeta Moraes comemorou no último dia 23 de julho de 2015, seus 30 anos de panfletagem poética. O evento aconteceu no SESC de São José dos Campos, onde também fez o lançamento do seu novo livro de poesia “5 Poemas Discursivos e uma Confidência”.

O Poeta Moraes, como sempre, muito humano e a favor do contato real e tridimensional, enviou os convites pessoais por email, de lábios a ouvidos, já que não é dado a redes sociais e celulares. Os seus amigos, pessoas especiais, foram convidados à maneira antiga e portanto, imbuído de calor humano, tão em falta nessa era virtual.

É quase impossível recusar um convite tão palpável, aquecido pelas virtudes das artes poéticas.

O evento foi regado com muita poesia e música, contou com a presença de vários artistas da cidade e região. O Sesc estava lotado e os amigos poetas e músicos prestaram uma linda homenagem a esse ícone da poesia josesense que tem uma longa história de vida literária, nessa terra tecnológica.

Moraes começou a panfletar e declamar seus poemas pela cidade nos anos 80. Nessa época, era um dos participantes mais assíduos do Canto da Cultura que acontecia na Praça Afonso Pena de SJC. Naquela época o chamávamos carinhosamente de “Figueiredo” por chegar no Canto e declamar aos altos brados,  seus poemas singulares. Estávamos saindo da ditadura militar e o poeta cumpria o seu papel de artista e de militante social, ajudando a combater injustiças sociais que rolavam pela cidade. Depois veio a tornar-se um dos ambientalistas mais atuantes, lutando pela causa, sem temer as armadilhas do sistema.

No vídeo abaixo, apenas alguns momentos do evento, em comemoração à trajetória do Moraes, conhecido na cidade pelos poemas distribuídos nas ruas, bares, eventos, etc. É realmente um panfletário, no sentido literal. Esse breve momento registrado, ilustra uma pequena parte – para se ter uma ideia da admiração e da amizade do poeta nessa cidade, “quase sem alma” . Foram muitos artistas que prestaram homenagens, assim como amigos e a família que interagiram com o Poeta.

Vida  longa ao Poeta Moraes!!!

Elizabeth de Souza

Poeta Moraes

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*