Visitando Atibaia

Visitando Atibaia

Pequenas viagens de Joka Faria

 

Deu a hora de partir para Atibaia, conversas com um amigo que iria a São Francisco, quase hora do ônibus partir. Eu colocava o QrCode, mas não passava. O motor do ônibus ligado. Entrei por baixo e fui interpelado por um funcionário. Era minha primeira ida a Atibaia, cidade na Região Bragantina…decidi na manhã de domingo dia 30 de Abril. Tantos livros da Geração Beat. E afinal, por que esta necessidade de viajar? Vem desde a Ilíada, Odisseia de Homero, passando por Camões. Quando iremos as estrelas? Viajar é preciso, como diz a canção. A vida será um sonho de outra existência real? Eu acompanho o Marcelo Marins em seu canal no youtube – Marcelo Marins e Os Filhos das Estrelas.

 

 

Nada como entrar no ônibus. Já tinha feito uma foto e postado no grupo de zap. Amigos dos anos 80. E ali fui relatando as viagens, mas com quase nenhuma interação. Segui fazendo fotos e vídeos. O youtube é um dicionário de vidas, inúmeros vídeos de experiências nas cidades Brasileiras. Estou pesquisando Monte Verde, distrito de Camanducaia, MG. Desde os anos 90 estou para ir lá. Joguem minhas cinzas nestas pedras de nossa região. E também no Oceano Atlântico. Mas nestes dias estou mais interessado nas regiões montanhosas da Serra da Mantiqueira. Morar no litoral é muito castigante. Atibaia é uma cidade agradável. Felizmente os locais são próximos; As pessoas são agradáveis. Ganhei até uma carona de um motorista de ônibus. Fico apaixonado pela arquitetura antiga de Atibaia, suas ruas de pedra. Pena que comerciantes fecham num domingo em pleno feriadão, numa cidade turística. Sua zona rural deve ser bem prazerosa, mas curti a parte urbana. Também fui pesquisar se tinha ônibus para Camanducaia, MG., é só em Bragança Paulista. A rede Vanguarda afiliada da Rede Globo mostra como se fosse algo bem perto da nossa região Valeparaibana, Litoral Norte mas é bem distante. Passeios de ônibus são agradáveis, mas de carro é uma experiência de convívio.

 

 

Hoje com as redes sociais nos sentimos em casa até do outro lado do planeta. Conseguiríamos ficar meses sem internet e celular? Enfim, visite Atibaia em passeios de um dia. A hospedagem no Brasil é sempre cara e voltada para uma classe média. Faltam hospedagens mais baratas. Existe um mercado a ser explorado. Visite Atibaia!
No mais uma ótima semana..

João Carlos Faria, 1 de Maio de 2023

 

https://www.youtube.com/shorts/FzsLxzAWesc

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*