Comentários sobre o folclore joseense #3: pequeno guia do jovem mago joseense

O propósito deste texto é mapear os níveis de mana em territórios joseenses para fins ritualísticos/mágickos/ocultistas. A classificação é feita sob dois sistemas simbólicos. O primeiro sistema diz respeito à quantidade de mana por território, e o segundo expressa as qualidades de cada tipo de mana. Entenderemos por “spells” toda e qualquer operação mágica realizada pelo jovem mago (encantamentos, magias instantâneas, feitiços, contramágicas, invocações, confecção de artefatos etc). Segue abaixo a classificação que utilizaremos:

High mana (HM): em territórios HM, qualquer pessoa que saiba executar spells é capaz de realizar operações mágickas. Nesses locais, não é preciso ser  um mago: a magia é uma questão de técnica. De antemão, nossas pesquisas indicam que não há territórios HM plenos em São José dos Campos.

Normal mana (NM): em territórios NM, apenas magos podem realizar spells. Exemplos ficcionais de territórios NM incluem a Terra Média, o mundo de Harry Potter e Westeros.

Low mana (LM): em territórios LM, apenas magos realizam spells. Contudo, a potência do feitiço é bastante reduzida em comparação a territórios NM e as penalidades também são mais suaves. Exemplos de territórios LM incluem centros espíritas, igrejas, centros esotéricos etc.

No mana (N): em territórios N, ninguém é capaz de executar spells. Exemplos de locais N: fábricas, espaços urbanos densamente povoados, locais públicos, espaços de entretenimento com grande circulação de pessoas, bairros com presença expressiva de engenheiros, publicitários e advogados, entre outros.

Uma vez esclarecido o critério quantitativo dos níveis de mana, devemos agora falar de suas qualidades específicas. Essas qualidades são manifestas em cinco cores:

Branco: autoritarismo, ordem, imutabilidade, força bruta humana, fechamento, estabilidade.

Vermelho: agressividade, velocidade, dano rápido, impulsividade, força bruta por agrupamento de pequenos atacantes ou por dragões, energia ígnea.

Verde: natureza, crescimento, tranquilidade, força bruta animal, poder elemental.

Preto: mudança, transformação, mistério, sombra, quebra de tabu, força bruta por drenagem

Azul: intelecto, raciocínio labiríntico, potência do falso, contramágica, artifícios de linguagem, sofisma, força bruta por elementos aquáticos ou aéreos.

Existe também o mana incolor, que não manifesta qualquer qualidade específica.

Essas qualidades podem ser mescladas entre si. Qualquer combinação de qualidades gera uma manifestação de cor dourada. Todo mago profissional sabe que a qualidade de mana infere diretamente no sucesso ou fracasso de um spell. Muitos ocultistas iniciantes falham em executar spells por colher manas de qualidades distintas daquelas exigidas para a execução da mágicka desejada, sofrendo deste modo as dolorosas consequências do mana burn.

Passemos agora à lista das principais regiões do município de São José dos Campos e das correspondentes classificações quantitativas e qualitativas de mana por território:

Região Quantidade de mana Qualidade de mana Comentários importantes
Altos de Santana LM Azul 

Preto

Grande parte da quantidade de mana preto encontrado em Altos de Santana está relacionada com a presença de artefatos alienígenas, abduções e avistamentos de UFOs.
Bosque dos Eucaliptos N
Buquirinha NM Verde Presença maciça de elementais vinculados a áreas verdes e ocasionais avistamentos de UFOs.
Campo dos Alemães N
Campos de São José N
Chácaras Reunidas N
Eugênio de Melo NM Verde 

Vermelho

Moderada presença de elementais vinculados a áreas verdes, avistamento constante de sacis vermelhos.
Fundo do Vale NM (quase HM) Vermelho Região que beira o HM. Recomenda-se cautela nessa área.  Presença de anjos vermelhos excessivamente violentos na região próxima ao viaduto da José Longo.
Jardim Aquarius N
Jardim da Granja LM Preto Territórios pantanosos favorecem a transmutação de materiais orgânicos. Potencial para processos alquímicos e mágickas vinculadas a atos de transformação. Recomenda-se cautela em invocações de elementais.
Jardim das Flores LM Vermelho Avistamento moderado de sacis vermelhos próximo à linha do trem.
Jardim das Indústrias N
Monte Castelo LM Branco Região particularmente vantajosa para instalação de igrejas neopentecostais. Relativa abundância de mana branco; contudo, o rendimento dessa energia é limitado por conta de sua proximidade com o Fundo do Vale. Recomenda-se recolher dízimo para potencializar o nível de riqueza em magias visando ganhos pessoais.
Parque Industrial LM Azul Região com manas de diferentes qualidades, porém em pouca quantidade. Pesquisas sugerem que o mana azul é ligeiramente abundante, dada a frequência de avistamento de sacis azuis em terrenos baldios no local. Contudo, com a recente verticalização do bairro, esses avistamentos têm sido cada vez menos comuns.
Putim LM Branco Por razões que até então desconhecemos, essa parece ser a melhor região da cidade para executar rituais de banimento, círculos de proteção e conjurações de pentagramas de Salomão.
Santana NM Verde 

Vermelho Azul

Região com níveis abundantes de mana verde, vermelho e azul. Altíssimo índice de abduções alienígenas. Alta frequência de avistamento de caiporas verdes. Recomenda-se cautela ao interagir com os sacis vermelhos dessa região. Há um saci azul chamado Jololóbilas que aparentemente atende desejos dos invocadores – não há relatos de problemas com esse saci e isso deve ser mencionado e valorizado, pois sabemos o quão raro é poder contar com um saci confiável. Melhor local da cidade para realização de magias de crescimento e de inflação de criaturas. Boa quantidade de mana azul para realização de contramágicas (em parte, esse sucesso vincula-se à presença de Jololóbilas).
Urbanova N
Vila Adyanna N
Vila Industrial, Vila Tatetuba, Vila Tesouro NM (quase HM – região de alerta) Azul 

Preto

Vermelho

Branco

Verde

Região com níveis alarmantes de mana. Assim como o Fundo do Vale, beira o HM. Nota-se que muitos moradores desses bairros podem sofrer doses diárias de mana burn sem sequer suspeitar. Pessoas com inclinações mínimas para Magick podem materializar pensamentos acidentalmente sem se dar conta. Entre os acidentes comuns relatados nessa região (Fonte: Hospital da Vila), estão a materialização de espíritos, invocações involuntárias, acidentes por queimaduras em virtude de execução acidental de bolas de foto, aparições de minotauros, corpos secos, lobisomens vermelhos (em especial no Tiro de Guerra), sacis de todas as cores, gagueira em virtude de contramágicas executadas sem querer, esquecimentos, fogos-fátuos, calotes no comércio local e bifurcação periódica da realidade em universos paralelos.

Nota-se que uma atenção especial deve ser dada à região dos bairros Vila Industrial, Vila Tatetuba e Vila Tesouro. Dada a excessiva presença de mana na área, chamaremos essa região de Grande Triângulo Místico Joseense (GTMJ). Nossa pesquisa de campo indicou as seguintes singularidades no GTMJ:

  1. Morro do Regaço: empreendemos uma exploração no plano astral paralelo à área e identificamos a presença, à esquerda do Morro do Regaço (no sentido de quem sobe), de um simulacro astral de cemitério cretense datado de aproximadamente dez mil anos de idade. Não sabemos o porquê dessa construção arquitetônica astral estar projetada sobre a região. Mas verificamos que o local continua ativo no plano II(7A) ao presenciar uma cerimônia solene envolvendo figuras arcanas altamente versadas no controle da matéria astral. Considerando as vestimentas e paramentos utilizados pelas figuras na cerimônia, recomenda-se extrema cautela ao realizar operações mágickas nesta região.
  2. O imóvel onde antes existia a casa noturna Casablanca apresenta doses quase letais de mana vermelho. Suspeita-se que essa quantidade de mana esteja de alguma forma relacionada à aparição de um minotauro neste local em meados dos anos 90. Em virtude da presença de mana, sugerimos evitar qualquer tipo de aventura nessa área.
  3. A invocação de sacis azuis é conhecida por ser uma operação mágicka difícil de ser executada por meio de rituais; contudo, dentro do conjunto habitacional Integração essa prática parece ser realizada com muita facilidade até mesmo por pessoas não versadas em Magick. Colhemos alguns relatos de idosos, blogueiros, gamers e de um membro de gangue local, nos quais um ponto comum (um procedimento ritualístico que não divulgaremos em consideração às preocupações sanitárias do momento) ensejou com muita facilidade a invocação de sacis azuis de diferentes categorias.
  4. Há no bairro Vila Tesouro (em um ponto que não revelaremos) um portal através do qual é possível visitar, utilizando o corpo físico, o plano astral 7A. Dado o alto grau de periculosidade desta condição, estamos realizando ações em parceria com o IFI-Taubaté para suprimir a informação sobre a localização exata do portal na consciência coletiva dos moradores da região por meio de complexos encantamentos de manipulação de memória.
  5. Ao menos duas vezes por ano, uma bifurcação dimensional para um universo paralelo permanece aberta em uma rua da Vila Tatetuba. Os moradores da região, cientes do fenômeno, evitam transitar por esta rua para evitar o universo paralelo. Os relatos de quem acidentalmente visitou a segunda linha temporal são, contudo, fascinantes: aparentemente, a bifurcação temporal ocorreu em algum momento da década de 50, e a cidade dessa segunda realidade apresenta aspectos bastante distintos da São José dos Campos T45, com uma sociedade harmônica e ausência de crimes e punições; para os joseenses desse plano, o nosso ano de 2020 equivale ao ano de 1993; contudo, os avanços tecnológicos e sociais há muito ultrapassaram os nossos. Alguns teóricos, por essa razão, têm classificado essa subdivisão temporal de T45.01; outros defendem que esse fenômeno não sugere uma bifurcação temporal, e sim uma abertura para o plano astral I(T45), o que explicaria o grande progresso tecnológico e social atestado pelos visitantes em seus relatos a respeito da localidade; há também aqueles que defendem se tratar de uma linha temporal diferente, e há na literatura especulações sugerindo que esta seja a realidade T13. Não se sabe se esse portal é uma manifestação imanente ou fruto do trabalho de um mago joseense. Estamos, neste momento, desenvolvendo pesquisas nos arquivos akáshicos para averiguar a causa deste fenômeno e divulgaremos os resultados da pesquisa assim que eles forem conclusivos.

Esperamos, com este pequeno guia, que o jovem mago joseense tenha uma terceira alternativa entre se tornar um jovem místico ou um cirandeiro sensual gratiluz. Acreditamos que a chave para a excelência não pode jamais abrir a fechadura da vulgaridade. Utilize então este guia com sabedoria, e lembre-se, nunca se esqueça, jamais se permita não recordar o mantra e axioma do verdadeiro mago joseense: busque conhecimento.

Sobre Bruno Ishisaki 7 Artigos
Cancionista e compositor de música de concerto. Doutor, Mestre e Bacharel em Música pela UNICAMP. Especialista em Composição Musical pela FMCG. Professor substituto do curso de Composição da USP. Autor de conteúdo de artes na Editora FTD. Membro das bandas Senhor Shitake e Os Joseense e do coletivo Tempo-Câmara.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*